Jardins Verticais renovam paisagem no entorno 'Minhocão'

Atualmente três edifícios da região possuem os jardins verticais: Huds, localizado na Rua Helvétia, Santa Cruz, na Rua Sebastião Pereira e Ed. Santos, situado na Avenida São João.

A construção obedece a técnicas específicas: O Jardim Vertical é instalado na empena cega do edifício, que é o paredão onde não tem janela. Primeiro coloca-se uma placa impermeável para impedir que a umidade passe para a parede, por cima da placa instala-se uma camada de feltro, que fica sempre úmida, através de um processo de irrigação com água de reuso e aproveitamento de água da chuva que mantém as plantas vivas.

O Decreto de nº 55.994 prevê a apresentação do projeto de instalação dos jardins verticais como forma de compensação ambiental e especificamente para a área do Minhocão, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente editou o chamamento público de nº 01/SVMA/2015.

Até o momento foram concluídos três jardins verticais, dois estão em andamento e um está em fase de aprovação.

Como solicitar um Jardim Vertical?

Para que ocorra a execução, é necessário que os moradores dos condomínios da região que se interessam pelo projeto mandem uma carta de intenção para a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e após a análise de viabilidade, a SVMA solicita uma série de documentos como estatuto do condomínio, eleição do síndico constando aprovação.

Sendo aprovada a documentação, após a instalação, durante os seis primeiros meses a manutenção é por conta da empresa responsável pela compensação ambiental. A prefeitura não possui vínculo com a empresa que está realizando a obra e sim com a responsável pelo Termo de Compensação Ambiental (TCA).

A manutenção passa a ser de competência da prefeitura após os seis primeiros meses. Este projeto no entorno do minhocão é um ponto de partida considerando a necessidade de proporcionar a melhoria da qualidade ambiental.