Parques Municipais participam da 1ª Jornada do Patrimônio

Além dos parques municipais, mais de 80 imóveis públicos e privados vão abrir suas portas para receber visitantes

Neste fim de semana, 12 e 13 de dezembro, acontece a primeira edição da Jornada do Patrimônio. Realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e o Departamento do Patrimônio Histórico, o evento convida paulistanos e turistas a reconhecerem o patrimônio artístico e cultural de São Paulo.

Distribuída por diversos pontos da cidade, a proposta do evento é sensibilizar os cidadãos paulistanos e fazer com que se apropriem da cidade e de seus bens históricos. Ao todo, mais de 80 imóveis públicos e privados vão abrir suas portas para receber visitantes, com e sem visitação monitorada.

Para concretizar esta proposta, várias atrações artísticas foram programadas em imóveis históricos, contemplando aqueles que estão mais presentes no repertório do paulistano, além de outros espaços culturais que estão disponíveis para a sociedade e são pouco lembrados por ela.

Confira, abaixo, as atividades que serão realizadas nos parques municipais:

Sarau do Binho

O Sarau do Binho há 11 anos promove uma reunião de poetas, cantores e músicos na região do Campo Limpo, zona sul. No evento autores com obras publicadas dialogam com autores iniciantes e público presente sobre arte, poesia e rimas livres. Na Jornada, haverá a participação também no evento da Casa de Cultura Canderte.

Local: Parque Jardim da Luz
Data e horário: 12/12 (sábado), às 16:00
Endereço: Praça da Luz, 366 – Bom Retiro

Livro Coletivo - Coletivo Beba-me

A ideia dessa oficina é criar um livro colaborativo sobre o MASP. Será proposta uma investigação poética e criativa dos espaços que compõem o MASP, a partir de fotografias históricas do museu, da sua arquitetura e do seu acervo. Classificação Etária: 10 anos

Local: Parque Trianon
Data e horário: 12/12 (sábado), às 14:00
Endereço: Endereço: Rua Peixoto Gomide, 949

Oficina de Mosaico - Mingau

Através da técnica artística do mosaico, jovens e crianças irão criar imagens dos edifícios que fazem parte do patrimônio histórico de São Paulo. Além de conceitos sobre a técnica do mosaico, também
serão contadas histórias sobre os edifícios retratados. As crianças trabalharão com recortes de papel colorido, cola e suportes com as imagens impressas para realizar os mosaicos. Classificação Etária: 10 anos

Local: Parque Buenos Aires
Data e horário: 12/12 (sábado), às 16:00
Endereço: Avenida Angélica, s/n (altura do nº 1500)

Oficina de Argila - Mon Petit Atelier

A partir de fotos de edifícios e monumentos históricos de São Paulo, jovens e crianças serão convidados a realizar reproduções em argila. Enquanto os participantes fazem a modelagem, as arte-educadoras os inspiram contando histórias e explicando as obras. Classificação Etária: 10 anos

Local: Parque do Povo
Data e horário: 12/12 (sábado), às 10:00
Endereço: Av. Henrique Chamma, 420

Oficina de Maquete - Casa das Ideias

Na oficina de maquetes, jovens e crianças terão a oportunidade de recriar dois ícones da arquitetura paulistana, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Edifício Itália. Além de despertar interesse na memória de sua cidade, a oficina traz a possibilidade de criar, planejar, construir e desenvolver conhecimentos na prática. Classificação Etária: 10 anos

Local: Parque Trianon
Data e horário: 12/12 (sábado), às 14:00
Endereço: Rua Peixoto Gomide, 949

Oficina de Máscara de Carnaval - Mingau e Bianca Scorza

O Carnaval é parte fundamental do patrimônio da cidade e a oficina de máscaras resgatará essa memória através de suas atividades. Jovens e crianças terão a oportunidade de confeccionar máscaras carnavalescas clássicas, a partir de materiais como plumas, lantejoulas, tinta e papel colorida. Classificação Etária: 10 anos

Local: Parque Jardim da Luz
Data e horário: 12/12 (sábado), às 15:00
Endereço: Praça da Luz, 366 – Bom Retiro

Memórias do Jardim da Luz

Criado como Jardim Botânico de São Paulo, em 1798, só foi aberto em 1825 como Jardim Público. Diferente das praças, era mais frequentado pelas camadas mais elevadas da sociedade, fato que mudou após o crescimento populacional da cidade após 1870, tornando o Jardim da Luz a principal atração turística da cidade.

Inscrições pelo e-mail: fmantunes@prefeitura.sp.gov.br
O cadastro deve ser realizado até às 15h do dia 11/12/2015, ou com chegada de meia hora de antecedência no local do evento. Cadastros sujeitos ao limite de 15 pessoas por saída.

Local: Parque Jardim da Luz
Data e horário: 12/12 (sábado), às 14:30
Endereço: Praça da Luz, s/n – Bom Retiro

A história da Sociedade Paulista de Trote

O roteiro revive a história da Sociedade Paulista de Trote, entidade responsável pela realização de corridas, foi fundada em 13 de dezembro de 1944. O trote foi introduzido na cidade de São Paulo, nos anos 40, por imigrantes que trabalhavam no comércio e usavam carroças para buscar produtos no mercado.

Inscrições pelo e-mail: amelia.franca@hotmail.com
O cadastro deve ser realizado até às 15h do dia 11/12/2015, ou com chegada de meia hora de antecedência no local do evento. Cadastros sujeitos ao limite de 150 pessoas por saída.

Local: Parque do Trote
Data e horário: 12/12 (sábado), às 14:00
Endereço: Rua Nadir Dias Figueiredo, s/n

USP e São Paulo Modernista

Neste roteiro, uma equipe acompanhará os visitantes, fornecendo um olhar distinto sobre a implantação do modernismo na cidade, evidenciando a passagem do século XIX até o ápice da consolidação do projeto modernista na cidade de São Paulo, na década de 1950.

Inscrições pelo e-mail: girocultural@sintereventos.com.br
O cadastro deve ser realizado até às 15h do dia 11/12/2015, ou com chegada de meia hora de antecedência no local do evento. Cadastros sujeitos ao limite de 40 pessoas por saída. Site: http://prceu.usp.br/girocultural

Local: Parque da Independência
Data e horário: 12/12 (sábado), às 10:00
Endereço: Av. Nazareth, s/n - Ipiranga

Dos Córregos Ocultos ao Colorido das Vielas: Descobrindo o Caminho das Águas e os Graffitis no Cambuci

Seguindo a pé o trajeto do córrego da aclimação, é possível descobrir ruas que acompanham seu traçado, assim como os grafites expostos nelas, principalmente no Cambuci, o berço do grafitti em São Paulo.

Inscrições pelo e-mail: redesc_sp@googlegroups.com
O cadastro deve ser realizado até às 15h do dia 11/12/2015, ou com chegada de meia hora de antecedência no local do evento. Cadastros sujeitos ao limite de 25 pessoas por saída.

Local: Parque da Aclimação
Data e horário: 12/12 (sábado), às 09:00
Endereço: Rua Muniz de Sousa, 1119

Água - A Próxima Companhia

O espetáculo infanto-juvenil traz seis palhaços em cena que estão buscando a água que sumiu. Com muita diversão eles exploram seus tipos e usos ao longo de uma fantástica jornada. O cenário e a música são trazidos pelos palhaços ao picadeiro-piscina. A peça procura, de maneira inusitada, tratar de questões que povoam o imaginário coletivo a respeito da água. Classificação Etária: 12 anos

Local: Parque Jardim da Luz
Data e horário: 13/12 (domingo), às 15:00
Endereço: Praça da Luz, 366 – Bom Retiro

Árvores - Clarice Lima Cia de Dança

Árvores é um exercício do desejo de permanência, invertendo o espaço e questionando o tempo. Até quando o corpo aguenta? O trabalho surge como desejo de enraizamento na cidade, onde pessoas vestidas com o mesmo figurino habitam em espaços de passagens. Ali, contrapõem-se ao fluxo de movimento, permanecem de cabeça para baixo até o corpo não aguentar mais e cair.

Local: Parque Burle Marx
Data e horário: 13/12 (domingo), às 11:00
Endereço: Av. Dona Helena de Moraes, 200

Banda Paralela - Acústico

Com uma formação básica de cinco sopros e duas percussões, a banda procura resgatar a tradição das bandas brasileiras sob um enfoque inovador. O antigo e o contemporâneo, o clássico e a vanguarda, o elaborado e o popular, o comportado e o divertido. Uma dualidade que vira coerência a partir dos arranjos criativos em cima de repertório altamente insinuante, alegre e inventivo.

Local: Parque Mário Covas
Data e horário: 13/12 (domingo), às 15:00
Endereço: Avenida Paulista, 1853 – Bela Vista