Curso Municipal de Jardinagem forma turma de número 500

Em 2016, Escola Municipal de Jardinagem atenderá mais turmas em seus cursos, além de ampliar a oferta de palestras e trilhas

Dois mil e quinze certamente foi um ano marcante para a Escola Municipal de Jardinagem (EMJ), vinculada ao Departamento de Educação Ambiental e a Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (DEA/UMAPAZ). Além de a EMJ ter completado 40 anos de existência recentemente, o Curso de Jardinagem, um dos mais tradicionais realizados pela escola, formou a turma de número 500, com a aula final e entrega dos certificados nesta última segunda-feira (7).

O início das atividades contou com a presença de Mônica Pilz Borba, diretora do Departamento de Educação Ambiental da SVMA, que destacou a importância do Curso de Jardinagem da EMJ: “É um curso de muito sucesso, que agora é gratuito para a população, e que tem, além de ótimos professores, alunos muito dedicados”.

“Aprendi muita coisa aqui que não tem em livro nenhum, que eu não tinha visto em lugar nenhum com relação ao cuidado com o meio ambiente, com a atenção que se dá ao meio ambiente e eu acho que a turma toda saiu muito fortalecida a respeito disso, da importância de se manter as áreas verdes e de cuidar do planeta”, relatou a educadora ambiental Marcia Barbosa Correia, aluna da Turma 500 do Curso de Jardinagem.

A EMJ iniciou seus trabalhos na capacitação dos jardineiros da Prefeitura, contribuindo para melhoria e embelezamento das áreas verdes da cidade. Com o tempo, o Curso de Jardinagem passou a ser aberto ao público em geral, tornando-se uma referência e um dos cursos mais procurados pela população de São Paulo e até de outros municípios do país.

Ao longo dessas quatro décadas, trouxe grandes contribuições ao Município de São Paulo e seus moradores, oferecendo uma série de serviços aos munícipes e funcionários, principalmente na forma de cursos, oficinas, trilhas e palestras relacionadas a temas (técnico-científicos) nas áreas de jardinagem, paisagismo, manejo de plantas, entre outros, sempre voltados à preservação, conscientização ambiental e questões de sustentabilidade. Atualmente, a Escola conta com quatro cursos regulares: “Jardinagem”, “Recursos Paisagísticos”, “Como Fazer Uma Horta” e “Estudo da Família Orchidaceae”.

Em 2016, devido à ampliação no corpo técnico da escola durante o último biênio, o diretor da EMJ, Marcio Yamamoto, informou que os cursos de Jardinagem e de Recursos Paisagísticos receberão mais turmas e mais palestras e trilhas monitoradas serão realizadas na programação do próximo ano. Outra boa nova é que as taxas de inscrição de todos os cursos foram revogadas e agora passam a ser completamente gratuitos para a população.