Parques Municipais são opções de lazer para os paulistanos

A SVMA administra 107 áreas verdes municipais que oferecem diversas atividades gratuitas para os frequentadores

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) administra 107 áreas verdes, divididos entre parques urbanos, lineares e naturais, com destaque para o Anhanguera, o Carmo, o CEMUCAM (Centro Municipal de Campismo), localizado no município de Cotia e o Ibirapuera, que é um dos destinos mais procurado pelos paulistanos e turistas.

Os parques urbanos e lineares proporcionam diversas atividades de lazer e entretenimento. Cada um com sua particularidade, mas que no geral possuem pistas de Cooper, de skates e quadras poliesportivas. Contam, também, com áreas para apresentações culturais e oferecem diversos cursos relacionados à educação ambiental. Além disso, essas áreas verdes reúnem lagos e diversas espécies da fauna e da flora, para contemplação dos frequentadores.

Os parques contam com a atuação da Guarda Civil Metropolitana e de seguranças terceirizados, contratados pela SVMA. Somam-se a esse serviço, as equipes de manejo, manutenção e administrativas.

A SVMA ressalta que os parques municipais são bens públicos de uso comum da população e o acesso aos mesmos é gratuito, conforme consta nos artigos 99 e 103, do Código Civil - Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Portanto, qualquer tipo de cobrança na entrada desses locais devem ser comunicadas à Prefeitura de São Paulo, através do Sistema SAC (sac.prefeitura.sp.gov.br), Central 156 ou ainda pelo SAC da SVMA, no telefone: 5187-0320.

Confira a relação completa e o endereço dos parques municipais no site da SVMA: www.prefeitura.sp.gov.br/meio_ambiente. Lá, também é possível fazer o download gratuito da 4ª edição do Guia dos Parques Municipais de São Paulo.