UMAPAZ realiza palestra “Síndromes Florais” no Parque Ibirapuera

Atividade explica relação entre plantas e agentes polinizadores

No dia 2 de dezembro (quarta-feira), a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura (UMAPAZ), departamento Secretaria Municipal do Verde do Meio Ambiente (SVMA), realizará a palestra “Síndromes Florais”, das 9h às 12h no Parque Ibirapuera. A partir de hoje as inscrições estão abertas, basta clicar aqui e confirmar a sua participação. A atividade conta com 40 vagas disponíveis.

A palestra “Síndromes Florais”, apresentada pelo professor e engenheiro agrônomo Juscelino Nobuo Shuraki, contará mais sobre a evolução na estratégia das plantas para atrair os agentes polinizadores. Há milhões de anos, as plantas com flores e os agentes polinizadores trocam benefícios, dependendo um do outro para sobreviver.

Isso ocorre da seguinte forma: o agente polinizador é atraído pela flor e, ao retirar seu néctar, retira também o pólen e leva para outras plantas, garantindo a reprodução e a variedade genética das flores. Quer de saber mais? Então não perca a palestra e aprenda um pouco mais sobre educação ambiental.

O que é um agente polinizador?

O agente polinizador é o animal responsável pela transferência de pólen entre as flores. A maioria deles pertence ao grupo dos insetos, como abelhas, vespas, formigas, borboletas e moscas. Mas também existem pássaros, mamíferos e até alguns répteis e moluscos polinizadores.

A síndrome floral é, basicamente, as características próprias das plantas que indicam o tipo de polinizador que atraem. São essas características: tamanho da flor, cor, odor, quantidade e composição do néctar e profundida e largura da corola.


Serviço:
UMAPAZ realiza palestra “Síndromes Florais” no Parque Ibirapuera
Data e horário: 02/12/2015 – Das 9h às 12h
Endereço: Sede da UMAPAZ – Auditório 2 - Parque Ibirapuera - Escola Municipal de Jardinagem - Parque Ibirapuera – AV. IV Centenário s/n, Portão 7 A
Inscrições: clique aqui