XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ARBORIZAÇÃO URBANA (CBAU)

A edição deste ano, que aconteceu entre os dias 16 a 18 de novembro de 2015, na Bienal do Parque Ibirapuera, teve minicursos, palestras e uma exposição de empresas de arbonegócio. O evento é tradicionalmente realizado pela Prefeitura de São Paulo através da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), em parceria com a Secretaria de Serviços (SMS) e a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU).

Os minicursos e palestras técnicas envolveram os participantes, estimulando-os para o aprimoramento de seus conhecimentos e ampliar a discussão em torno do gerenciamento da arborização urbana e seus benefícios para as cidades.

O tema deste ano, Florestas Urbanas: Envolver, Plantar e Cuidar para Colher seus Benefícios, proporcionou o ambiente de debate, de carácter técnico-científico e aprendizado sobre práticas, pesquisas, inovações e experiências em Arborização Urbana.

No ato de abertura dos trabalhos, Romildo Campello, secretário adjunto da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, destacou a importância desse congresso: “o Grupo de Trabalho que organizou o Sistema de Gerenciamento de Árvores Urbanas (SISGAU), contou com a colaboração do prefeito Fernando Haddad e de sua vice, Nádia Campeão. Tal iniciativa permitiu uma ação mais precisa da SVMA na cidade para se definir os locais onde há necessidade de ampliar o plantio, de poda ou se a árvore pode ou não ser cortada, sempre dentro de critérios técnicos, contando com um corpo de profissionais altamente qualificados, dispondo de tecnologia moderna, e sempre em busca de renovação dos equipamentos e novas técnicas”.

Campello congratulou o esforço de toda a equipe de SVMA e de seus parceiros pela organização do CBAU e do alto nível de seus palestrantes nacionais e internacionais, bem como dos temas apresentados.

Ele destacou ainda que foi uma grande oportunidade para a cidade de São Paulo sediar o congresso e mostrar os resultados de seu trabalho, relacionado à arborização urbana, e a contribuição da gestão municipal para a melhora na qualidade de vida dos seus habitantes.