Chegando na metade do ciclo, quarto encontro sobre o Sistemas de Áreas Verdes discute as Unidades de Conservação

Apresentando as diferentes classificações de UC’s, encontro abordou as diferentes áreas de proteção ambiental presentes em São Paulo

O mês já está acabando e o ciclo de palestras do “Sistemas de Áreas Verdes: Apropriação para Ação” já está na metade de seu curso. No último dia 17, com o quarto dos sete encontros, evidenciou as Unidades de Conservação, trazendo um pouco das iniciativas e funções desse grupo singular de áreas verdes. Promovidas pelo programa Carta da Terra em Ação, a atividade trouxe a Assistente Técnica responsável pelas APA’s Bororé Colônia e Capivari Monos, Débora Gomes de Assis, que contextualizou os presentes sobre a atual situação da Unidades de Conservação na cidade.

Previsto na Lei Federal nº 9.985/00, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) engloba todas as Unidades de Conservação presentes no município de São Paulo. As Unidades de Conservação, de forma geral, se dividem em dois grandes grupos: Os de Proteção Integral, como os Parques Naturais Municipais (PNM’s), e também as Unidades de Uso Sustentável, como as Aréas de Proteção Ambiental (APA’s).

Os dois grupos destacados têm algumas diferenças essenciais. As áreas de UC’s de Proteção Integral tem acesso restrito, tendo em vista que seu objetivo principal é “a preservação e recuperação das características dos ecossistemas originais, bem como a possibilidade de realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.”, como caracterizado pelo SNUC.

Já as Unidades de Uso Sustentável, tem hábitos de moradia e uso social, cultural e sustentável do local sendo uma “área em geral extensa, com certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.”

Por sua geografia, necessidade e sorte, a capital paulista tem em seu território 6 Parques Naturais, duas Áreas de Proteção Ambiental e uma Reserva Particular do Patrimônio Natural. Todas elas, integrando o Sistema de Áreas Verdes da cidade, representando 24% total do município de São Paulo.

Você que não compareceu as palestras, pode participar de qualquer encontro, gratuitamente. Hoje (24), acontece a quinta dinâmica mais uma vez na sede da UMAPAZ, o debate acontecerá das 19h às 21h, com inscrições no local. Se possível, chegar com 15 minutos de antecedência.