Parque Ibirapuera celebra Dia Nacional da Doação de Órgãos

Escultura Homem de Gelo conscientiza população sobre importância da doação

No próximo domingo (27), o Parque do Ibirapuera, administrado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), é o espaço escolhido para celebrar o Dia Nacional de Doação de Órgãos. O evento trará a escultura ‘Homem de Gelo’ e acontece no gramado próximo à ponte de ferro, das 08h às 16h.

Com o intuito de alertar a população sobre a importância da doação de órgãos, a instituição hospitalar Beneficência Portuguesa de São Paulo, expõe a escultura Homem de Gelo. No Brasil, o assunto muitas vezes é um enorme obstáculo. Famílias diante da perda de um parente querido optam por não doar por falta de instrução ou até mesmo por não saber a vontade que o parente possuía em vida. O homem de gelo passa essa mesma mensagem, o gelo se derrete, mas o órgão, que no caso da estátua é um acrílico vermelho, se mantém intactoe é fundamental para salvar vidas.

André Ibraihim David, médico e chefe da equipe de transplante hepático da instituição, estará presente no local tirando dúvidas a respeito do assunto. O objetivo da instituição é fazer com que o tema seja foco de atenção, porém de uma forma diferenciada, gerando reflexão.

Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, o Brasil registrou crescimento nas doações e transplantes de órgãos em 2014. No ano passado 7.898 órgãos foram doados, o que representa um crescimento de 3% em relação ao ano anterior. A taxa de doadores também registrou crescimento. Foi de 13,5 milhões de pessoas em 2013 para 14,2 milhões em 2014. Mesmo com este aumento, a meta da associação, de 15 milhões, não atingiu o esperado. Seja você um doador de órgãos!