Parque Ibirapuera recebe comemorações do Dia Mundial da Fibrose Cística

Atividades são organizadas pelo Instituto Unidos pela Vida

No próximo domingo (27), o Parque do Ibirapuera, administrado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), foi o local escolhido para as comemorações do Dia Mundial da Fibrose Cística. Oficialmente comemorado no dia 8, o Dia da Fibrose Cística foi e será lembrado em diferentes datas e em diferentes cidades brasileiras. No Ibirapuera, um piquenique seguido de caminhada acontece a partir das 10h.

Em 1989, no mês de setembro, o gene CFTR, causador da doença, foi descoberto, caracterizando o mês nove como o mais importante para a divulgação e semear conhecimentos e referências sobre a patologia. No parque, todos vestirão camisetas verdes em homenagem à data.

Realizado pelo Instituto Unidos pela Vida, que faz divulgação periódica sobre a Fibrose Cística, os encontros em todo país tem como principal objetivo disseminar as informações sobre a enfermidade, que é genética, rara e sem cura. Conscientizar a população sobre os tratamentos e prevenções para o paciente é essencial para que o preconceito e a aceitação da doença.

Domingo, a caminhada começa às 11h e tem previsão de uma hora e meia. Ao fim da atividade, o piquenique segue pelo domingo, se integrando as outras ações que acontecem no Ibira.

O que é a Fibrose Cística?

A Fibrose Cística (FC), também conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, é uma doença genética, ainda sem cura, mas que se diagnosticada precocemente e tratada de maneira adequada, o paciente poderá ter uma vida praticamente normal, dentro de seus limites.

Na maioria das vezes a FC é diagnosticada já na infância, embora também possa ser diagnosticada na adolescência ou na fase adulta. O gene “defeituoso” é transmitido pelo pai e pela mãe (embora nenhum dos dois manifeste a doença), e é responsável pela alteração do transporte de íons através das membranas das células. Chamado de CFTR (regulador de condutância transmembranar de fibrose cística), este gene intervém na produção de suor, dos sucos digestivos e dos mucos.

Isso compromete o funcionamento das glândulas exócrinas que produzem substâncias (muco, suor ou enzimas pancreáticas) mais espessas e de difícil eliminação.

*Conteúdo retirado do site do Instituto Unidos pela Vida

Serviço:
Campanha de Divulgação do Dia Mundial da Fibrose Cística
Data e horário: dia 27 de setembro, a partir das 10h
Local: Parque do Ibirapuera – Av. IV Centenário (Portão 6)