Divisão de Fauna atua em programa de resgate e tratamento de animais silvestres em São Paulo

Ação conjunta entre a Guarda Civil Metropolitana e a SVMA colabora na preservação da Fauna Silvestre

Desde dezembro de 2014, a Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna (DEPAVE 3), departamento da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), em parceria com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), atua no processo de resgate e atendimento de animais silvestres da cidade de São Paulo. O serviço pode ser solicitado através do número 153, telefone da Central de Telecomunicações da GCM.

As equipes da GCM Ambiental responsáveis pelo resgate de animais silvestres, foram treinadas pelos técnicos (biólogos e veterinários) da Divisão de Fauna, responsáveis a mais de 20 anos pelo manejo dos animais silvestres na cidade de São Paulo.

Após o resgate feito pela GCM, que possui 277 profissionais capacitados para o recolhimento dos silvestres, os animais são levados até o Centro de Manejo e de Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS) da SVMA, localizado no Parque Anhanguera, onde são acompanhados pelos especialistas do DEPAVE 3, que cuidam do animal até sua possível soltura.

O resgate de fauna silvestre realizado pela Guarda Civil Metropolitana ocorre todos os dias, inclusive aos finais de semana, período em que a Divisão de Fauna também funciona, recebendo animais para atendimento clínico no CeMaCAS.

Animais atendidos por este serviço e que por algum motivo não estejam aptos para viver na natureza, são devidamente encaminhados para órgãos credenciados pelas autoridades ambientais.

O resgate é realizado apenas com animais silvestres de vida livre do Município de São Paulo. O serviço não atende animais que já foram recolhidos por munícipes, ou que estão acondicionados em viveiros ou gaiolas, pois neste caso a atividade não é classificada como resgate, mas como transporte.

Em casos como este, em que o animal já está contido, os técnicos da Divisão de Fauna devem ser informados pelo telefone 3885-6669, sobre as condições e espécie do animal, que deverá ser encaminhado para o atendimento veterinário, conforme orientação dos técnicos, em uma das unidades da Divisão: Parque Ibirapuera ou Parque Anhanguera.