São Paulo participa de encontro preparatório para a COP 21

Diversos agentes discutirão o papel das cidades latino-americanas no enfrentamento do aquecimento global

A cidade de Bogotá, na Colômbia, vai sediar de 20 a 23 de setembro, o Bogotá Climate Summit, evento preparatório para a 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 21), que será realizada em Paris, no mês de dezembro. O encontro vai reunir autoridades, organismos internacionais, membros da sociedade civil, entre outros, e a Prefeitura de São Paulo terá como representante, o secretário-adjunto da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Romildo Campello.

O principal objetivo é aprofundar a discussão e a mobilização das cidades latino-americanas, em relação ao aquecimento global e o impacto na vida de seus habitantes. As reflexões apontadas vão direcionar as ações para um desenvolvimento mais sustentável e, ao mesmo tempo, despertar mais o envolvimento das pessoas.

Ciente da sua importância regional e mundial, o município de São Paulo vem promovendo políticas públicas que visam diminuir os impactos causados pelas mudanças climáticas. Entre os esforços, destacam-se a ampliação das ciclovias, redução da velocidade nas principais ruas e avenidas, o incentivo ao uso de veículos híbridos (menos poluentes) e o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, que até 2034 prevê a ida de 20% do lixo produzido para os aterros sanitários.

Outra medida importante é o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), que tem como missão, apontar as diretrizes para a conservação, manejo, fiscalização e recuperação da vegetação nativa desse bioma, através do mapeamento de seus remanescentes espalhados pela capital paulista.

As próximas etapas consistem no aprofundamento dos estudos sobre o cenário climático e sua importância no município, colocar em prática a recomendação do Plano Diretor Estratégico (PDE) que orienta o adensamento ao longo dos corredores de transporte público, estimular o Plano Municipal de Serviços Ambientais e a Política habitacional que preza pela proteção das florestas.

Espera-se que o encontro promova o maior engajamento das cidades, através de seus governos, da sociedade civil, dos meios empresarial e de comunicação, em esforços para a adoção de políticas públicas que ajudem no enfrentamento das mudanças climáticas. Isso vai contribuir para a construção de um novo acordo internacional, que reduza as emissões de gases poluentes, principal objetivo da COP 21.

Serviço:
Evento: Bogotá Climate Summit
Data: 20 a 23 de setembro de 2015
Local: Bogotá, na Colômbia.