Cerimônia de celebração dos 40 anos da Escola Municipal de Jardinagem é realizada na UMAPAZ

Com a presença dos secretários municipais do Verde e do Meio Ambiente, a celebração foi marcada por homenagens.

Fotos: Joca Duarte

Na noite da última quarta feira (19), foi realizada a cerimônia oficial de comemoração dos 40 anos da Escola Municipal de Jardinagem (EMJ). O evento contou com a presença de mais de 70 pessoas, entre elas, dos secretários municipais do Verde e do Meio Ambiente, José Tadeu Candelária e Romildo Campello. O encontro foi realizado na sede da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ).

Como mestre de cerimônia, o Engenheiro Agrônomo Heraldo Guiaro, que exerce a função de Diretor do Parque Ibirapuera, apresentou os integrantes da mesa. Além dos secretários da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), estavam presentes o Diretor da Escola Municipal de Jardinagem, Marcio Yamamoto, a Diretora da Divisão de Formação da UMAPAZ – 3, Mirna Salazar, o subprefeito de Perus, Carlos Roberto Massi e o representante dos ex-alunos da EMJ, Luiz Henrique Basile.

O secretário José Tadeu Candelária exaltou a estrutura humana e os projetos da EMJ: “A Escola de Jardinagem é um importante instrumento de educação ambiental para a cidade”. Tadeu Candelária também demonstrou a satisfação de presenciar a comemoração de aniversário, ressaltando a vitalidade, energia e força de vontade evidenciada pelos profissionais.

Desde a sua fundação, a instituição oferece uma série de serviços, atendendo a munícipes e funcionários, voltados à educação ambiental, à jardinagem, ao manejo de plantas ornamentais, ao paisagismo, sempre preocupados com a preservação e a consciência ambiental e as questões da sustentabilidade. Além dos cursos regulares (de Jardinagem, de Recursos Paisagísticos, de Hortas e de Orquídeas), são ofertadas mensalmente oficinas, trilhas, palestras e muito mais.

Ex-aluna do projeto “Crer Ser” e atualmente bióloga, Angélica de Oliveira demonstrou gratidão pelo aprendizado conquistado na escola. “Eu vi a jardinagem como forma de inserir jovens no mercado de trabalho”, disse a estudante, que conseguiu seu primeiro emprego graças ao Crer Ser, idealizado pela EMJ em 1996 com intuito de formar e integrar jovens jardineiros.

Você pode participar da semana de comemoração dos 40 anos da EMJ. Basta clicar aqui para conferir as atividades, que vão até o dia 22 de agosto, e fazer a sua inscrição.