Cultura e culinária oriental são destaques na 37ª Festa das Cerejeiras no Parque do Carmo

Neste fim de semana, no dia 31 de julho, 1 e 2 de agosto, o Parque do Carmo recebe a 37ª Festa das Cerejeiras. O festival tem como principal atração as mais de 4 mil árvores floridas, plantadas no parque pela comunidade japonesa na década de 70. Além da beleza das flores, a festa vai apresentar um pouco da tradição do povo japonês, encantando a todos com diversas manifestações artísticas nipônicas e variedades da culinária oriental.

Entre as atrações estão grupos de dança folclórica de diversas regiões da cidade. Uma das formas mais frequentes que as comunidades de imigrantes e seus descendentes têm para manter a cultura de seus ancestrais é a criação de grupos folclóricos, que apresentam danças e músicas que, em muitos casos, só sobrevivem pelo trabalho destas pessoas, no resgate dos trajes, da coreografia, das músicas, enfim, de importantes e fundamentais aspectos culturais que se transformam em sons e imagens das terras onde viveram seus antepassados.

Outro destaque da 37ª Festa das Cerejeiras são os shows musicais e apresentações de taikô, os tambores japoneses. Antigamente, o tambor era considerado um dos símbolos da comunidade rural, pois se dizia que o limite da aldeia era determinado não só geograficamente, mas também pela distância que o som da batida era ouvido. Além do caráter artístico do instrumento de percussão, com participação em apresentações teatrais e festivais, o Taikô, ao longo da história do Japão, integrou ações militares, cerimônias religiosas e manifestações sociais. Haverá também demonstrações de ginástica e artes marciais, como rádio taissô, xiang gong, tai chi chuan e liang gong.

Já na parte gastronômica, barracas espalhadas pelo bosque venderão pratos orientais, como o yakissoba, tempurá, guioza e temaki, além do sakura mochi, doce preparado com a folha da cerejeira.

Serviço:
37ª Festa das Cerejeiras no Parque do Carmo (entrada gratuita)
Data e horário: 31/07, das 12h às 17h | 01 e 02/08, das 9h às 17h
Endereço: Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera