Parque do Carmo recebe a 37ª Festa das Cerejeiras

Ao lado de milhares de árvores floridas do Bosque das Cerejeiras, frequentadores poderão aproveitar o festival com programação que destaca a Cultura Japonesa.

Nos dias 31 de julho e 1º e 2 de agosto, o Parque do Carmo, administrado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), receberá a 37ª Festa das Cerejeiras em Flor, festival em que a principal atração são as mais de 4 mil árvores floridas do Bosque das Cerejeiras, plantadas pela comunidade japonesa na década de 70. Além da beleza das flores, o público poderá aproveitar as apresentações de dança e música folclórica japonesas, além de barracas com comidas típicas.

A festa é gratuita e, devido ao sucesso de público das edições anteriores, a novidade deste ano é que serão três dias de comemoração, com início no dia 31 de julho (sexta-feira), das 12h às 17h, e 1º e 02 de agosto, das 9h às 17h. Uma boa opção para evitar o congestionamento no entorno e chegar  com facilidade ao parque é usar a linha especial 4050-10, que funcionará apenas durante o final de semana (sábado e domingo), entre a estação Corinthians-Itaquera do metrô e o Parque do Carmo. Disponibilizada pela SPTrans (transporte tarifado), a linha vai operar com intervalos de 10 a 15 minutos, saindo da Plataforma E do Terminal de Ônibus do Metrô Corinthians-Itaquera.

A florada das cerejeiras ocorre em agosto e dura apenas alguns dias. Por isso, todos os anos, a comunidade japonesa pratica um ritual, conhecido como Hanami, que consiste em sentar sob as cerejeiras para contemplá-las. A tradição é convidar os amigos e a família para um picnic em meio às árvores.

A cerejeira é a árvore símbolo do Japão e tornou-se a marca dos descendentes da comunidade nipônica que vivem na região de Itaquera, zona leste. A festa, que acontece desde 1978, é organizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

Entre as atrações estão grupos de dança folclórica de diversas regiões da cidade, shows musicais e apresentações de Taiko, os tambores japoneses. Haverá também, demonstrações de ginástica e artes marciais, como Rádio Taissô, Xiang Gong, Tai Chi Chuan e Liang Gong.

Barracas espalhadas pelo parque venderão pratos orientais, como o Yakissoba, Tempurá, Guioza e Temaki, além do Sakura Moti, doce preparado com a folha da cerejeira. De acordo com a organização do evento, a estimativa é de que cerca de 60 mil pessoas participem ao longo dos três dias de festival.


Serviço:
37ª Festa das Cerejeiras
Evento com entrada gratuita
Data e horário: 31/07 (sexta-feira), das 12h às 17h. 1º e 02/08 (sábado e domingo), das 9h às 17h.
Local: Parque do Carmo - Olavo Egydio Setúbal – Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951, – Itaquera
*Transporte especial, durante o final de semana(sábado e domingo), saindo da estação de metrô Corinthians-Itaquera para o parque, linha 4050-10, a partir das 08h30.