CRSANS divulga balanço geral de 2014

Atividades foram voltadas para a Segurança Alimentar da população

O Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS-BT), criado no ano de 2001, localizado no Parque Raposo Tavares - Butantã divulga o balanço geral das atividades executadas em 2014.

Foram criados  cursos em âmbito escolar, como o  “Segurança Alimentar Nutricional Sustentável e suas Interfaces com a Escola”, que disponibilizava o debate de educação alimentar e o  “Lições da Terra”, projeto iniciado pelos técnicos da Universidade do Meio Ambiente e Cultura da Paz (UMAPAZ), que mostrou aos participantes a importância da compostagem e implantação de horta, com aulas teóricas e práticas.

Com o sucesso das ações, foi criado o Grupo de Trabalho Sustentabilidade (GT), dentro das Unidades escolares e no núcleo localizado no Parque Raposo.

O GT foi planejado com encontros mensais, abordando temas como Feira Econômica e Espaço de Construção de Brinquedos e Brincadeiras.

A Feira de Economia Solidária mostrou como os empreendedores podem trabalhar de forma sustentável, fazendo com que os próprios elaborassem e executassem o seu produto Projetos de extensão como o Educomunicação da Universidade de São Paulo (USP), foram disponibilizados no projeto, com o objetivo de levar as crianças a refletir sobre o consumo consciente e a prática de desenvolvimento saudável.

O CRSANS é vinculado à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e outras instituições, entre elas, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho, Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o Diretório Educacional do Butantã (DRE-BT), escolas, universidades e movimentos.

Sendo a primeira ação de Segurança Alimentar do Município de São Paulo, o CRSANS tem como objetivo gerar uma mesa de discussões sobre assuntos diversos que lidam com a inclusão social alimentar. O plano é fazer com que os participantes do projeto unam as relações e as técnicas ao cultivo de alimentos saudáveis e multipliquem a ideia aos moradores das mais diversas regiões.