Dia da Mata Atlântica é celebrado nesta quarta-feira

Data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do meio ambiente

Nesta quarta-feira, 27 de maio, comemora-se o Dia da Mata Atlântica, data que lembra a luta pela preservação e o resgate deste patrimônio nacional. A data reforça a necessidade de interromper o desmatamento, recuperar o que foi degradado, ampliar o número de áreas protegidas e melhorar a gestão daquelas que já existem.

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, por meio da elaboração do  Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), vai apontar ações prioritárias e áreas para a conservação, manejo, fiscalização e recuperação da vegetação nativa e da biodiversidade da Mata Atlântica na cidade de São Paulo.

A influência da Mata Atlântica está nas ações mais básicas do dia a dia. A qualidade do ar e da água, a regulação do clima e a saúde do solo dependem diretamente desta floresta, que também é fonte de recursos e matérias-primas essenciais à economia do país, para atividades como a agricultura, a pesca, o turismo, a indústria e a geração de energia.

A Mata Atlântica é também uma das florestas mais ricas em biodiversidade no mundo. Ao longo do país, ela mostra diferentes feições – incluindo desde as formações de florestas até ambientes associados, como restingas e manguezais – e é considerada um dos 34 hotspots mundiais – regiões do planeta de maior prioridade para a preservação. O *bioma abriga cerca de 70% dos animais brasileiros ameaçados de extinção.

No entanto, a Mata perdeu quase toda a sua cobertura original ao longo da história. Hoje, restam apenas 8,5% de remanescentes florestais acima de 100 hectares do que existiam originalmente. Somados todos os fragmentos de floresta nativa acima de 3 hectares, temos atualmente 12,5%.

*Bioma
Um bioma é uma formação planta-animal que forma no todo um ambiente com características similares, podendo ser reconhecido e identificado regionalmente. No Brasil existem seis biomas: Cerrado, Amazônia, Pantanal, Caatinga, Pampa e Mata Atlântica.