CENTRO DE SÃO PAULO RECEBE NOVAS ÁRVORES

abril/2010

 

 


Plantio será feito em ruas do centro, região carente de verde, e é parte da compensação ambiental da Marginal Tietê

Nos próximos dias terá início no centro da cidade o plantio de centenas de árvores. A região da Sé será a primeira a receber as novas árvores, ganhando cerca de 400 ipês cujas cores variam entre roxo e amarelo, espalhados por 24 ruas. O plantio é parte da compensação ambiental da Marginal Tietê e incluirá também plantio na região da Boa Vista e da Barra Funda.

Para determinar os locais de plantio, a Secretaria do Verde e a Subprefeitura da Sé partiram de pedidos da sociedade civil organizada nestes locais e promoveram um levantamento das ruas do entorno do local de onde veio a solicitação.

No caso do centro, a demanda inicial foi da Matilha Cultural, localizada na Rua Rego Freitas, e a partir disso foram mapeados outras 23 ruas para o plantio. Já no caso da Boa Vista a solicitação inicial de plantio partiu da Rede Social Bela Vista, e serão plantadas cerca de 88 árvores em vias locais que estão sendo vistoriadas pelos técnicos. Na Barra Funda, o ponto de partida foi o Albergue Boracéia, e ainda estão sendo realizados os levantamentos para promover o plantio e determinar a quantidade de árvores.

Em 2009 a cidade de São Paulo recebeu 202.949 novas árvores no âmbito do Programa Municipal de Arborização Urbana. Estas árvores foram plantadas por equipes da Secretaria do Verde e das Subprefeituras, através de parcerias ou originadas de compensações ambientais. Desde 2005, quando foi iniciado o programa, já são cerca de 800 mil árvores novas na cidade.

A compensação ambiental pela obra da Marginal do Tietê inclui o plantio de 83 mil árvores no entorno da Marginal, nas subprefeituras vizinhas, contribuindo para reduzir as ilhas de calor e melhorar os índices de umidade relativa do ar com repercussões positivas para a saúde dos habitantes dos bairros e 4.900 na própria Marginal, que dobrará assim sua própria cobertura arbórea. Mais 63 mil mudas deverão ser plantadas na região da Área de Proteção Ambiental do Tietê, no território da cidade de São Paulo. Teremos início imediato da estrada parque e ciclovia do Parque Linear do Alto Tietê, que irá da Penha até suas nascentes em Salesópolis. Será o maior parque linear urbano do mundo, que permitirá preservar e ampliar as áreas de várzeas protegidas para combater as enchentes na região metropolitana (grande ação de adaptação às mudanças climáticas) e reurbanizar toda uma região muito empobrecida e com presença débil dos serviços, proporcionando opções culturais, ambientais, de lazer e econômicas que vão permitir uma maior integração desta população. 
 

 

Confira os locais dos plantios na região da Sé:

1.R: Amaral Gurgel do nº 145 ao 287
2. Lgo. do Arouche canteiro central
3. R: Bento Freitas
4. R:Rego Freitas
5. R: Sta. Isabel
6. R:General Jardim        
7. R: Cesário Mota Jr          
8. R: Teodoro Baima
9. R: Epitacio Pessoa
11. R: do Triunfo
12. R: Aurora
13. R: Andrades
14. R: Vitoria
15. R: General Couto de Magalhães
16. R: Mauá
17 Estação da Luz          
18. R: Casper Líbero
19.R: Timbiras
20. R: Gusmões
21. R: General Osório
22. Av.Rio Branco (da Av. Duque de Caxias até Largo Paissandú)          
24. Largo Paissandú