Que tal desafiar a Venezuela pra se movimentar?

24ª edição do Dia do Desafio acontece na próxima quarta-feira (30)

 

Acontece na próxima quarta-feira (30), a 24ª edição do Dia do Desafio, a partir da 0h. Cerca de três mil cidades, de 20 países, competirão para quebrar o sedentarismo e estimular a população a praticar qualquer atividade física por 15 minutos. A maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades física é iniciativa do Sesc em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), em São Paulo. A capital paulista enfrenta a Grande Caracas, da Venezuela e todos os 46 Centros Esportivos Municipais disponibilizarão atividades neste dia.

O evento propõe competição amigável entre cidades do mesmo porte e vence aquela que mobilizar o maior porcentual de participantes em relação ao número de habitantes. São Paulo Possui cerca de 12 milhões de habitantes, enquanto a adversária cerca de 5 milhões, levando em conta a região metropolitana da Grande Caracas.

A partir deste ano, as cidades competirão entre si por três edições, de 2.018 a 2.020, com o objetivo de aumentar o vínculo entre as “adversárias”. Em abril deste ano foi instituído o dia Nacional do Desafio, com a sanção de lei federal. No ano passado, a campanha mundial contou com mais de 43 milhões de participantes e no Brasil cerca de 2 mil cidades mobilizaram 27 milhões de pessoas.

São Paulo é a capital brasileira que possui a menor frequência de adultos que praticam atividade física no tempo livre, 32,4%, em todo o país. Com o objetivo de aumentar em 20% a taxa da atividade física da cidade, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer lançou em 2.017 a campanha #Sampaativa.

Nessa competição quem ganha é a saúde, o esporte e o lazer. Vale correr, caminhar, pedalar, nadar, dançar, jogar Futebol, Handebol, Vôlei e Basquete. Yoga, alongamento e Jazz também conta. O importante é não ficar parado e se mexer! #Diadodesafio2018

Confira a programação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer aqui
Confira a programação do Sesc aqui

Texto: Thiago Oliveira
Foto: Divulgação