Conversa com Hugo França, Artista Plástico

Objetivo: Apresentar suas relações entre Arte e Meio Ambiente - com foco em INTERVENÇÕES URBANAS, tomando como exemplo o Parque Ibirapuera, onde o artista desenvolve várias instalações.

“Hugo França nasceu em Porto Alegre, em 1954. Em busca de uma vida mais próxima da natureza, mudou-se para Trancoso, na Bahia, no início da década de 80, onde viveu por 15 anos. Lá, percebeu o grau de desperdício na extração e uso da madeira, vivência que pautou seu trabalho. Desde o final dos anos 1980, desenvolve "esculturas mobiliárias", expressão usada primeiramente pela crítica Ethel Leon e adotada pelo designer por sua precisão em descrever a produção que ele executa a partir de resíduos florestais e urbanos - árvores condenadas naturalmente, por ação das intempéries ou pela ação do homem.
As peças criadas pelo designer nascem de um diálogo criativo com a matéria-prima: tudo começa e termina na árvore. Ela é a sua inspiração; suas formas, buracos, rachaduras, marcas de queimada e da ação do tempo provocam sua sensibilidade e o conduzem a um desenho cuidadosamente escolhido, uma intervenção mínima que gera peças únicas.”

Fonte: hugofranca.com.br
 

Vagas: 100

Facilitação: Hugo França, artista plástico
Organização: Helena Quintana, arquiteta
Coordenação: Marcio Amaral Yamamoto, Eng. Florestal
Público: Interessados em Intervenções Urbanas, Arte e Sustentabilidade

Dias: 3 de maio de 2016, terça-feira
Horário: das 18h às 20h
Local: Sede UMAPAZ

Inscrições encerradas!