Roda de conversa abre diálogo da SVMA com entidades ambientais

Mais que apresentar demandas, a sociedade civil representada por diversos movimentos também trouxe valiosas sugestões.


Foto: Arquivo da SVMA


O Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Gilberto Natalini, abriu ontem (23) importante canal com representantes de diversas entidades ambientais. Além de esclarecer dúvidas, informar o quadro atual da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e os projetos em andamento, Natalini ouviu importantes sugestões para uma São Paulo ser mais humana e mais sustentável.

O encontro foi realizado na sede da UMAPAZ – Universidade de Meio Ambiente e Cultura de Paz –, no Parque Ibirapuera, e reuniu representantes da SOS Mata Atlântica, Morada da Floresta, Virada Sustentável, Movimento Novos Parques, Rede Nossa São Paulo, Movimento Parque dos Búfalos e outros tantos. Aberta a roda de conversa, os representantes apresentaram suas propostas, demandas e dúvidas, e o Secretário teve a oportunidade de responder a tudo o que lhe foi perguntado.

Dentre os temas abordados estão o Plano Municipal da Mata Atlântica, a retomada do programa Córrego Limpo, Ocupações, Concessões de parques, FEMA, Educação Ambiental, Compostagem e Reciclagem de Lixo.

O secretário lembrou o estado de degradação dos parques, ao assumir a gestão, e o esforço da SVMA para devolvê-los em ordem à cidade: parcerias permitiram a recuperação de 33 parques e novas licitações estão em andamento para ordenar manejo, limpeza e segurança das áreas verdes da capital. Natalini destacou a criação de uma Praça de Atendimento como prática de uma gestão ética e transparente, além da reestruturação dos DGDs (Departamentos de Gestão Descentralizada), responsáveis pela fiscalização, educação ambiental e arborização nos bairros.

As quase três horas de roda de conversa propiciaram rica troca de informações e experiências. "O debate nos permitiu mostrar que, mesmo com uma situação difícil da Secretaria, já realizamos importantes conquistas nesse início de gestão. A sociedade civil apresentou demandas, mas também soluções, com o compartilhamento de ideias. Essa troca e apoio mútuos são indispensáveis para alcançarmos nosso objetivo de fazer uma gestão participativa", disse Gilberto Natalini.