SOS das plantas


Foto: Divulgação

 

Uma imensa maioria de apreciadores de plantas ornamentais nunca recebeu informações técnicas sobre as espécies que mantém em casa. Foi pensando em auxiliar os chamados “cultivadores amadorísticos” que a Escola Municipal de Jardinagem (EMJ) criou o PAP – Programa de Atendimento às Plantas. O serviço funciona durante a semana em regime de SOS para prestar ao munícipe um diagnóstico básico sobre o estado geral da planta.

O contato por e-mail (bastante usado) facilita pra quem precisa “mostrar” o problema, pois além de enviar fotos, é possível descrever o que ocorre, como aparecimento de manchas na folhagem ou presença de pragas. Alguns munícipes agendam uma visita para levar a planta “enferma” e submetê-la a uma análise dos botânicos da EMJ.

Os temas mais recorrentes são as dúvidas de cultivo, uso correto de substratos, fatores climáticos, adubação, propagação de pragas e fitossanidade (capacidade de recuperação da planta). Os atendimentos, devidamente registrados, também aproximam a pessoa à natureza. A Escola Municipal de Jardinagem fornece cursos regulares e atende de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Escola Municipal de Jardinagem (dentro do Parque Ibirapuera)
Av. IV Centenário, 1268 – portão 7
Telefone PAP: 5908-3812
e-mail: papjardim@prefeitura.sp.gov.br