Conheça os parques aniversariantes de abril

Sete áreas verdes foram criadas neste mês

No mês de abril, são sete parques urbanos que comemoram mais um ano no município de São Paulo. Saiba mais sobre essas áreas, suas particularidades e curiosidades:

01/04- Chuvisco (7 anos)

 



O Parque do Chuvisco no Jabaquara, zona sul, é dividido em duas áreas internas: um Núcleo de Vivência com recepção, sanitários e área para leitura; e o Galpão Multiuso que reúne brinquedoteca, exposição, área de estar, auditório/sala de projeção, fraldário, sanitário para pessoas com e sem deficiência. Em sua parte externa, há uma pista de skate (Secretaria de Esportes - SEME), quiosques com mesas e bancos, três quadras poliesportivas, bebedouros, quatro áreas com equipamentos para ginástica, dois setores para brinquedos, pista de caminhada, ciclovia e área de projeção.

 
03/04- Trianon (142 anos)



 

Esse parque localizado na Avenida Paulista é histórico, sendo um dos mais antigos do munícipio. Oferece equipamentos de ginástica e playground, além da trilha do Fauno, nome em referência à obra de Brecheret localizada na área verde, que também abriga a escultura “Aretusa”, de Francisco Leopoldo Silva.
 

15/04- Nebulosas (13 anos)



 

Criado para preservar a mata em estágio de regeneração e as nascentes do Córrego Caguaçú, em São Mateus, na zona leste, a infraestrutura do Nebulosas conta com áreas de estar e de jogos, playground, anfiteatro e campo de futebol.


16/04- Piqueri (46 anos)



O nome desse parque, na zona norte, faz alusão à aldeia indígena que habitava parte da região em que ele está localizado. Conta com áreas de estar, pista de cooper, bicicletário, campos de futebol de areia e gramado, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica, playgrounds, lago, palco para apresentações, sanitários e canchas de bocha.


25/04- Rodrigo de Gásperi (42 anos)




Os visitantes do parque situado na região de Pirituba/Jaraguá, zona norte, podem usufruir de pista de caminhada, bicicletário, quadras poliesportiva, de campo e de bocha, mesas com tabuleiro de xadrez e dama e de pingue-pongue, sanitários e playgrounds.


27/04-Alfredo Volpi (53 anos)

 


Instalado no bairro do Morumbi, zona sul, o Alfredo Volpi fazia parte de uma grande fazenda no século XIX e foi criado visando a preservação de uma área remanescente de Mata Atlântica do Planalto Paulista. Suas trilhas rústicas são usadas para corridas, caminhadas e contemplação, permitindo visualizar nascentes e lagos. Há aparelhos de ginástica, além de playground, praças de piquenique com mesas e bancos, estacionamento, sanitários com acessibilidade e paraciclo.


30/04- Chácara do Jockey (8 anos)


 

 
O espaço é localizado no bairro da Vila Sônia, zona oeste, e se divide em três núcleos: Esportivo que concentra Administração e Espaço de Convivência com quadra poliesportiva e campos de futebol; Contemplativo, um setor de caminhada com passeios de terra batida e bancos, playground e há também um galpão de atividades; Núcleo Cultural das Baias, com cerca de 8000m², considerado o maior e mais complexo conjunto de edificações voltado para a cultura e iniciativas de produção da Secretaria da Cultura - SMC. O parque ainda contempla uma edificação da EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística.


Essa reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) e 15 (Vida terrestre).


 

 Siga a SVMA nas redes sociais