Butantã recebe ações de implementação de Corredor Verde

Os eventos, abertos ao público, têm coordenação de técnicos da Prefeitura de São Paulo e contam com a presença de moradores e instituições regionais

 

 

Com o objetivo de ampliar a cobertura vegetal na cidade, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente tem realizado em parceria com as subprefeituras ações para conscientizar e promover incrementos arbóreos. No próximo sábado, 06/04, um plantio coletivo será realizado, das 10h às 12h, na Avenida Boaventura José Rodrigues Neto, no Morumbi (Real Parque). Ele integra a 2ª edição do Projeto Replantar e pretende contribuir na conexão de áreas verdes.

 

Já no fim de março, a Subprefeitura do Butantã abriu suas portas para receber uma oficina sobre a implementação de seu Corredor Verde – previsto pelo Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (Planpavel) e pelo Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU). Ela foi organizada por técnicos da Divisão de Arborização Urbana (DAU) e da Coordenação de Planejamento Ambiental (CPA).

 

O diálogo colocou em pauta os desdobramentos dessa iniciativa, além de atualizações de suas próximas etapas. Dentre os participantes, estavam moradores do bairro, membros do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES), Coletivo Corredor Ecológico Urbano do Butantã, Rede Ambiental do Butantã (RAB) e do Conselho Participativo.

 

Os presentes puderam debater sobre as principais potencialidades desse projeto, como a promoção da biodiversidade, do bem-estar e a melhora do clima regional. Também falaram sobre os próximos passos a serem tomados para a implementação, como a requalificação de calçadas da extensão, recuperação das nascentes hídricas, implantação de passagens de fauna e o fortalecimento da participação popular.

 

O que são os Corredores Verdes?

Trata-se de áreas que conectam fragmentos de vegetação, inclusive ao longo dos cursos hídricos, para conservação e recuperação da fauna e da flora, o que auxilia na manutenção da biodiversidade.

 

Dentre os seus inúmeros benefícios, estão o aumento e a proteção da variedade biológica, remediação de ilhas de calor e redução da poluição. Com enfoque multifuncional, criam-se potenciais ecológicos, culturais, sociais e estéticos.

 

Serviço – Plantio (Projeto Replantar)

  • Data: 06/04 (sábado)
  • Horário: das 10h às 12h
  • Local: Real Parque – Avenida Boaventura José Rodrigues Neto – Morumbi

 

Esta reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 (cidades e comunidades sustentáveis), 13 (ação contra a mudança global do clima) e 15 (vida terrestre).

 

Siga a SVMA nas redes sociais