Prefeitura de São Paulo celebrará o Dia Mundial da Agricultura com evento voltado à sustentabilidade e ao agricultor

Com feira de exposições e shows, a Festa do Agricultor falará sobre políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar

Nos dias 23 e 24 de março, a Prefeitura de São Paulo realizará a primeira Festa do Agricultor, em Parelheiros, extremo sul da capital, no Parque Linear Parelheiros, em comemoração ao Dia Mundial da Agricultura. Voltado à segurança alimentar, o evento trará temas como agricultura, valorização e proteção de terras indígenas, turismo, renda e meio ambiente, por meio de feira de expositores, shows, gastronomia local, serviços da Prefeitura e do Estado relacionados ao crédito rural e atividades para toda a família.

O propósito do evento é divulgar o trabalho local, reconhecer, incentivar, valorizar e promover a agricultura familiar da zona sul de São Paulo, por meio de atrações e informações de interesse do produtor e moradores locais. O evento vai contribuir para o desenvolvimento econômico e sustentável da região Sul da cidade de São Paulo através do fortalecimento das políticas públicas voltadas para as atividades agrícolas e o fomento a cadeias produtivas de interesse socioambiental, como o turismo de vivência rural e a produção de produtos naturais. Também busca regularizar a atividade agrícola, fortalecer pequenos negócios e a geração de renda dos produtores das zonas rurais e urbanas localizados no Grajaú/Ilha do Bororé, Parelheiros e Marsilac.

“A valorização da agenda agrícola decorre do fato de São Paulo se constituir na maior consumidora de alimentos do Brasil e a segurança alimentar de São Paulo está vinculada ao trabalho dos agricultores do Município, do Estado e do Brasil. ”, declarou o secretário de Relações Internacionais Aldo Rebelo.

Para a realização do evento, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais recebe apoio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA); Casa Civil Municipal; Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente; Subprefeitura de Parelheiros; Secretaria Municipal de Cultura; Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Secretaria Municipal de Turismo; Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento; Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas, Secretaria Estadual de Agricultura e Aprupar - Associação de Produtores Rurais de Parelheiros e Região.

 

Semeando Negócios
O projeto Semeando Negócios é uma iniciativa da Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento) responsável por fortalecer e apoiar as pessoas que têm, ou querem abrir, um negócio nas periferias da cidade de São Paulo. Tem como objetivo atender e acompanhar esses empreendedores desde o início de sua jornada, e em convênio com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais, visa fortalecer o desenvolvimento econômico e sustentável da região de Parelheiros e Capela do Socorro. Oferece suporte à formalização e ao empreendedorismo rural, tendo como objetivo apoiar a atividade agropecuária no território reforçando a vocação do extremo sul de São Paulo para a sustentabilidade.

 

Sampa+Rural
A Sampa+Rural busca conectar as áreas rurais à cidade. Cerca de um terço do território do município de São Paulo apresenta características rurais. Concentradas nas zonas sul, leste e norte da cidade, essas áreas apresentam um potencial enorme de diversidade. De forma simples, é possível encontrar dados sobre onde comprar produtos locais, quem são os agricultores da cidade e quem comercializa esses produtos. A plataforma também traz atrações turísticas ligadas à natureza e turismo rural, mostrando as características ambientais e econômicas dessas regiões. Além disso, é possível encontrar iniciativas da sociedade civil e poder público para tornar a cidade mais conectada às práticas sustentáveis.

 

Serviço
Data: 23 e 24 de março
Local: Parque Linear Parelheiros, Rua Terezinha do Prado Oliveira – Jd. Novo Parelheiros - São Paulo
Contato: smri@prefeitura.sp.gov.br



Com informações da Secretaria Municipal de Relacões Internacionais (SMRI)