Saiba mais sobre os parques aniversariantes de fevereiro

Este mês sete parques ficam um ano mais velho

No segundo mês do ano, em fevereiro, é comemorado o aniversário de sete parques municipais, quatro urbanos e três naturais. Conheça uma curiosidade de cada uma dessas áreas verdes e confira o depoimento de frequentadores:

 

 

02/02 - Nascentes do Ribeirão Colônia – 3 anos

É o primeiro parque urbano da região de Parelheiros. A área de 110.685,40 m² do local, antigamente, era um clube de funcionários.

“Eu amo este parque. A calma deste lugar, a tranquilidade, muitas árvores... Quem vem aqui – os amigos, vizinhos e pessoas dos bairros vizinhos – adora. Temos estacionamento, muito verde, o gramando está sempre bonito”, pontuou Cordiolino Lopes, professor de Samba Rock do Parque, mais conhecido como Cordial.

 

 

13/02 - Ermelino Matarazzo – 16 anos

Foi implantado em uma chácara desapropriada remanescente da casa de veraneio da família Matarazzo (a única construção histórica testemunha do desenvolvimento industrial de São Paulo).

 

 

3/02 - Lions Tucuruvi – 16 anos

Está estabelecido no local da antiga praça, que conta com o mesmo nome, após sua área ter sido transferida para o Departamento de Parques e Áreas Verdes (DEPAVE) em 1987.

Para Maria Lucivanda Carvalho de Almeida, frequentadora do parque, o espaço é uma excelente escolha para lazer, principalmente para aproveitar com as crianças. “As atrações são voltadas para a recreação e educação ambiental, com apresentações de teatro, demonstração de plantio de mudas, explicações sobre a importância de árvores para o meio ambiente.”

Ela é funcionária da EMEI 9 de Julho e complementa que a instituição faz visitas mediante agendamentos e pontua que a administração é sempre solícita. “A escola sempre busca datas comemorativas e o parque enriquece essas visitas com a preparação de gincanas. As crianças se divertem e o ambiente é muito agradável. Assim esperamos continuar com a parceria com o Lions Tucuruvi neste ano de 2024.”

 

 

 

14/02 – PNM Bororé – 12 anos

Apresenta a Trilha do Aventureiro e a Trilha do Lago para divertimento da população.

 

 

14/02 - PNM Jaceguava – 12 anos

Possui alta relevância ecológica e social para a sua região, já que está localizado às margens da represa Guarapiranga, manancial que abastece parte da região metropolitana de São Paulo.

 

 

14/02 - PNM Varginha – 12 anos

Tem como objetivo promover a integração da comunidade por meio do desenvolvimento de programas e projetos que visem a inclusão social dessas populações, bem como a conservação da fauna, da flora e dos processos ecológicos atrelados a elas.

 

 

15/02- Zilda Natel – 15 anos

A área do parque havia sido usada como canteiro de obras para a construção da Estação Sumaré da Linha Verde do Metrô, que foi aberta em novembro de 1998. Em 2008, deu-se início às obras de reforma do local, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSP). O projeto das pistas contou com a participação de membros da Confederação Brasileira de Skate.

 

 

Esta reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 (Combate às Alterações Climáticas) e 15 (Vida sobre a Terra).

 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais