SVMA conclui requalificação dos parques Anhanguera e Feitiço da Vila

Na zona norte a intervenção contemplou a rede de abastecimento do parque, e na zona sul houve uma reforma geral do espaço

A Divisão de Implantação, Projetos e Obras (DIPO), da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), concluiu recentemente importantes obras de requalificação em dois parques municipais, o Parque Anhanguera, na zona norte, e o Parque Linear Feitiço da Vila, na zona sul da capital.

As intervenções tiveram objetivos distintos, mas ambas visam trazer melhorias para os espaços e para a utilização por parte dos munícipes. Confira:

Parque Anhanguera ganha nova rede de abastecimento de água

No final de outubro de 2023 foram concluídas as obras de requalificação da rede de abastecimento de água de toda a área verde, com investimento total de R$ 3.715.786,92. A intervenção foi necessária para garantir o fornecimento de água sem interrupções e otimizar o funcionamento de todas as bombas de recalque.

 


Iniciadas em agosto de 2022, as obras incluíram diversas etapas como a automatização do sistema de acionamento das bombas, que era realizado manualmente pelos funcionários; abertura de um novo poço artesiano; reforma do poço existente; ampliação do sistema de abastecimento com novas redes hidráulicas, novos reservatórios, com maior capacidade; e a implantação de um sistema de tratamento de águas pluviais, que capta águas das coberturas das instalações do CeMaCas – Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres, unidade da Divisão da Fauna Silvestre (DFS) que fica ao lado do parque.

Também foram implantados três pontos de água no parque, com instalação de bombas e reservatórios, para alimentação de caminhões pipas durante situações de combate a incêndios florestais.

 

 

Até 2020 o Parque Anhanguera era o maior parque municipal, com uma área de 9,5 milhões de m², mas com a criação do Refúgio de Vida Silvestre - RVS Anhanguera no mesmo ano, sua área foi reduzida e hoje conta com 2.020.000 m². Destes, 400.000 m² destinam-se à visitação pública, e o restante é restrito para a preservação do ecossistema e biodiversidade. Hoje é o segundo maior parque em área, ficando atrás apenas do Parque do Carmo.

O parque compõe a zona de amortecimento e conectividade entre o Parque Estadual do Jaraguá e o Parque Estadual da Cantareira, pois tem grande importância como Corredor Ecológico e troca de fluxo gênico, permitindo a ligação e manutenção de espécies de fauna e flora dessas regiões.

 

Parque Feitiço da Vila é totalmente reformado e reaberto ao público

Com o objetivo principal de preservar o edifício da administração do parque do acúmulo excessivo de águas pluviais, a reforma no espaço foi realizada de junho a dezembro de 2023, com investimento de R$ 1.499.095,88, contemplando serviços gerais de manutenção preventiva, correção, reparações, adaptações e modificações. O parque está localizado no Capão Redondo, com área 38.125 m², e ficou fechado durante o período das obras, sendo reaberto ao público no dia 28 de dezembro de 2023.

A proposta incluiu a elevação dos pisos internos em 20 cm e com isso se fez necessário um piso inclinado na porta de entrada para acomodação dos níveis. Foi necessário também que todos os pontos de instalações fossem realocados, e a revisão de toda rede elétrica e hidráulica. As bancadas, divisórias, portas e algumas janelas também foram desmontadas e reinstaladas, e o layout dos espaços foi revisado para permitir melhor funcionamento da edificação.

 


Outro objetivo foi corrigir o problema de infiltração e umidade que afetava diversos ambientes. Para isso, a alternativa foi refazer o telhado com o método construtivo mais tradicional, removendo a cobertura anterior e ajustando as alvenarias. O forro foi todo refeito no mesmo nível do forro original, com tabica.

A obra também readequou o parquinho, que ganhou novo piso para absorção de impactos, novos brinquedos e criou uma área de estar com bancos e pergolado.

Na área aberta do parque, os espaços passaram por manutenção e readequação, o que permitiu a criação de áreas para todas as idades a partir da construção de bancos lúdicos – que tem função de brincar e de estar; da construção de quadra de basquete e de espaço para manifestações culturais.

Já no quesito segurança e acessibilidade, todo o piso do parque foi revisado, corrigindo afundamentos e desníveis.
 

 

 

Essa reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) 6 (Água Limpa e Saneamento), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 15 (Vida sobre a Terra).

 

  

 Siga a SVMA nas redes sociais