SVMA realiza minicurso no XI Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e no VI Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (XI SAPIS e VI ELAPIS)

O tema da oficina foi “Áreas Protegidas da Cidade de São Paulo e ações de Educação Ambiental com Inclusão Social”

Os técnicos da Divisão de Patrimônio Ambiental (DPA) e da Divisão de Difusão de Projetos de Educação Ambiental (DDPEA) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) realizaram - no XI Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e no VI Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (XI SAPIS e VI ELAPIS), ocorrido no fim de novembro na Universidade de São Paulo (USP) -, o minicurso com o tema: “Áreas Protegidas da Cidade de São Paulo e ações de Educação Ambiental com Inclusão Social” encabeçado pelo Diretor da Divisão de Patrimônio Ambiental da SVMA – o geógrafo Rodrigo Martins.

Rodrigo Martins ministrando o minicurso

O SAPIS é um evento organizado pela FFLCH - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo, que reúne para discussão e exibição de trabalhos de grandes mestres, técnicos, pesquisadores, estudantes, e membros de várias comunidades de povos indígenas originários de terras protegidas na América Latina.

O tema principal da oficina foi a divulgação dos projetos ambientais e fundiários desenvolvidos em DPA e DDPEA e que abordam toda a temática do evento como o Plano Municipal de Conservação e Recuperação das Áreas Prestadoras de Serviços Ambientais (PMSA), o Índice BIOSAMPA de biodiversidade, serviços ecossistêmicos e governança relacionada, e a questão fundiária das áreas propostas e existentes dos parques e unidades de conservação da cidade.

No período da tarde, uma representante da UMAPAZ/DDPEA, a técnica Roseli Allemann, falou das ações de educação ambiental no município, em especial atividades desenvolvidas nas unidades de conservação municipais por meio de apresentação de fotos.

Oficina em andamento

Foram abordadas ainda as atividades educativas no Monumento Natural Municipal Pico do Votussunga e Parque Morro do Cruzeiro (em implantação no município). Também foi mostrado o panorama geral do aplicativo Mapa Digital da Cidade (GeoSampa) e seu uso no dia a dia pelos técnicos da Secretaria e dos interessados no tema.

O formato do minicurso foi uma roda de bate-papo com apresentação de slides e vídeos com interação de perguntas e respostas e a participação de pessoas de diversas etnias e países da América Latina.

Apresentação no evento

“Essa foi uma rica experiência de troca de conhecimentos entre pessoas de origem bastante distinta, desde grupos indígenas, até pesquisadores e representantes de órgãos ambientais”, relata Rodrigo Martins.

Ao longo de todo o evento, a equipe da SVMA também esteve presente no estande montado em frente ao auditório Milton Santos, no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, divulgando os projetos socioambientais e fundiários executados na cidade.

Estande da SVMA no SAPIS LAPIS com os painéis das principais atividades desenvolvidas em DPA

 

A reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 (vida sobre a terra) e 17 (parcerias em prol das metas). 

 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais