Semana de Celebração das Onças-Pintadas do Contínuo de Paranapiacaba tem a presença da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente

Objetivo do evento foi promover a espécie, a Mata Atlântica e a conservação da natureza

Em comemoração ao Dia Nacional e Internacional da Onça Pintada, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio da gestão participativa da Área de Proteção Ambiental – APA Capivari-Monos (APACM), primeira Unidade de Conservação – UC paulistana, participou, pela terceira vez, da Semana de Celebração das Onças-Pintadas do Contínuo de Paranapiacaba com diversas atividades entre os dias 27/11 e 2/12.

A Semana contou com a apresentação de minidocumentários, transmissões ao vivo com a participação de professores, artistas, pesquisadores e comunidade, além da contação de causos, palestras presenciais e atividades ao ar livre. A Celebração teve como foco conscientizar a população e a comunidade escolar sobre a importância das onças para o equilíbrio do meio ambiente; das florestas; dos corredores ecológicos; e da responsabilidade de cada um para a conservação da espécie.

“A onça pintada é o maior felino das Américas, uma das espécies mais representativas das florestas brasileiras e símbolo da conservação da natureza, especialmente na Mata Atlântica, onde possuem população mais reduzida, seja pela caça, perda de habitat e outras ações humanas. No Sudeste, as onças-pintadas somente sobrevivem em Unidades de Conservação e outras áreas protegidas, como na APA Capivari-Monos e no Núcleo Curucutu/Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), na zona sul do município, nos distritos de Parelheiros e Marsilac, que monitoram a presença da espécie e estimulam pesquisas e ações para sua conservação”, relata o biólogo da SVMA e gestor da APA Capivari-Monos, Luccas Longo.

Esse ano, a gestão da APA Capivari-Monos, colaborou na organização do evento e na articulação do concurso de desenhos "Celebre as Onças de Paranapiacaba", entre os parceiros do território, como escolas, outras unidades de conservação e áreas protegidas. Segundo Luccas, o concurso pretende inspirar a criatividade dos estudantes e promover a conscientização sobre a importância da conservação das onças-pintadas e de suas áreas protegidas. O concurso é livre para crianças e jovens de 6 até 18 anos, e ainda está com inscrições abertas até dia 15 de dezembro, através do link: Formulário de Inscrição - Concurso de Desenhos "Celebre as Onças de Paranapiacaba".

Além dessas atividades, a Semana contou com dezenas de outras vivências oferecidas por diversos parceiros, organizações e entidades da sociedade civil, servidores e gestores públicos de áreas protegidas e pessoas apaixonadas pelas onças, do entorno e interior do Contínuo de Paranapiacaba e outras áreas de floresta que compõem esse grande JCU - Jaguar Conservation Unit (Unidades de Conservação da Onça Pintada) da Serra do Mar.

 

A reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 (vida sobre a terra) e 17 (parcerias em prol das metas). 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais