São Paulo participa do intercâmbio da rede Metropolis em Chengdu, na China

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente representou a cidade no evento “City Managers Community & Chengdu Learning Hub”

A edição 2023 do intercâmbio “City Managers Community & Chengdu Learning Hub”, que ocorreu entre os dias 23 e 26 de outubro, teve como tema central as Soluções Baseadas na Natureza (SbN) a partir de três eixos principais: planejamento, tecnologia e financiamento.

O evento faz parte da Comunidade de Gestores Municipais, um projeto financiado pela Área Metropolitana de Barcelona (AMB) que reúne todos os anos um grupo de gestores públicos seniores de grandes cidades e regiões metropolitanas e é organizado pela Associação Mundial das Grandes Metrópoles (Metropolis), uma organização global que visa promover a cooperação para solucionar os desafios das grandes cidades, através do diálogo e do compartilhamento de soluções e conhecimentos.

As SbN englobam abordagens inovadoras que aproveitam as capacidades inerentes da natureza e dos serviços ecossistêmicos para enfrentar os desafios urbanos. “Estas soluções são a chave para a criação de ambientes urbanos e metropolitanos resilientes, harmoniosos e, para o enfrentamento dos impactos das alterações climáticas, tais como o aumento das temperaturas, a perda de biodiversidade e as ameaças ao bem-estar humano”, explica Lígia Pinheiro, diretora da Divisão de Estudos Ambientais e Planejamento Territorial da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.


 

O encontro foi organizado em um formato para potencializar o compartilhamento das experiências levadas pelos países e para melhor compreensão das soluções apresentadas em visitas na cidade de Chengdu. Ao longo dos três dias os representantes participaram de sessões plenárias que contaram com apresentações de SbN; discussões em grupo para aprofundamento de temas específicos e partilha de boas práticas; e visitas de campo a projetos de SbN em Chengdu, permitindo que se aprofundassem nas iniciativas locais.

“A gestão municipal tem um papel fundamental para impulsionar o desenvolvimento e a implementação de soluções inovadoras para os desafios da cidade São Paulo e de outros grandes centros urbanos em nosso país, por isso, a relevância de conhecer e nos aproximar de práticas aplicadas ao redor do mundo”, comenta
Rodrigo Ravena, secretário do Verde e do Meio Ambiente.

Além da Prefeitura de São Paulo e da Prefeitura de Belo Horizonte, estiveram presentes representantes da Área Metropolitana de Barcelona, na Espanha; da Área Metropolitana do Valle de Aburrá, na Colômbia; e das cidades de Chengdu, na China; Johannesburgo, na África do Sul; Cidade do México, no México; e Montreal, no Canadá.

Representantes dos países participantes 

A reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 (cidades e comunidades sustentáveis), 13 (combate às alterações climáticas), 15 (vida sobre a terra) e 17 (parcerias em prol das metas). 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais