Confira os parques aniversariantes de novembro

São oito as áreas verdes que comemoram mais um ano nesse mês

Parque Linear Aricanduva – 01/11 – 11 anos

Localizado na região da Vila Carrão, zona leste de São Paulo, o parque possui uma área de 63.224 m² em que foram registradas 44 espécies de flora. Sua fauna é composta por diferentes espécies de aves, como quero-quero, periquitão, beija-flor-tesoura, coruja-buraqueira, joão-de-barro, sanhaço-cinzento, saíra-amarela, sabiá-laranjeira, suiriri e cambacica.

Fundado em 2012, o Linear Aricanduva possui quadras poliesportivas, playgrounds, caminhos, gramados, áreas de estar e pista de skate, além de estacionamento gratuito e acessibilidade nas rampas e áreas de circulação. O parque fica aberto 24 horas.

Parque Linear Parelheiros – 04/11 – 16 anos

Situado no extremo sul da capital paulista, a área possui 18.076m² e registra 68 espécies diferentes de flora e uma grande quantidade de fauna silvestre por estar em uma região de preservação ambiental.

O parque conta com um espaço para caminhadas, campo de futebol de areia, playground e fonte de água potável. Além disso, também há uma mina de água que forma o riacho que deságua na represa de Guarapiranga, muito importante para o abastecimento hídrico para o município. O local fica aberto 24 horas.

Parque Augusta – Prefeito Bruno Covas - 06/11 – 2 anos

A área de 23.000 m² fica localizada na região central, no coração da cidade de São Paulo. Sua fauna registra 21 espécies de aves silvestres e sua flora é composta por um bosque e um amplo gramado. Além disso, foi mantida na inauguração dois anos atrás uma figueira-mata-pau, espécie hemiepífita que se enraizou em trecho do muro histórico original do imóvel na Rua Augusta.

O parque conta com caminhos e passeios, playground inclusivo, cachorródromo, equipamentos de ginástica, sede administrativa, sanitários públicos, arquibancada, deck elevado para apresentações e eventos, trilha, redário e área para prática de slackline. A trilha tem uma extensão de 731m. O local está aberto diariamente das 5h às 21h.

Parque Santo Dias – 07/11 – 31 anos

Localizado no bairro do Capão Redondo, zona sul de São Paulo, em uma área de 134.000 m². Sua flora está catalogada com 329 espécies e sua fauna com 132.

O espaço, fundado em 1992, conta playground, quadras de vôlei, tênis, futsal, handebol, basquete e street ball, quiosque e aparelhos de ginástica, academia da terceira idade, pista de cooper, trilhas, sanitários acessíveis, área de estar, viveiro de mudas, viveiro de plantas medicinais e nascente com pequeno lago. Além disso, há também trilhas ecológicas e arena para atividade física. No local, também fica o Bosque da Leitura (equipamento da Secretaria Municipal da Cultura). O parque está aberto diariamente das 6h às 18h.

Parque Vila Sílvia Izaias Wingter – 10/11 – 14 anos

A área de 4.400 m² fica localizada na zona leste de São Paulo e permite a prática de atividades esportivas dos moradores da região. Além disso, o parque também conta com um mirante de onde é possível visualizar a extensa parte da várzea do Rio Tietê.

O espaço, fundado em 2009, possui quadra poliesportiva, paraciclos, playground, edificação com cobertura para atividades socioambientais, pista de caminhada, sanitários com chuveiro, bebedouro, bancos e equipamentos de ginástica. O local está aberto diariamente das 6h ás 18h.

Parque Jardim da Luz – 19/11 – 198 anos

Localizado na região central de São Paulo, no bairro da Sé, o espaço conta com uma área de 113.400 m². São registradas 192 espécies de flora e 98 de fauna. É o parque público mais antigo da cidade.

O local conta com um espaço para apresentações, coreto, playground, espelhos d’água, gruta com cascata, equipamento de ginástica, pista de cooper, paraciclo, áreas de estar, sanitários acessíveis, mirante, lagos, chafariz e esculturas. O parque está aberto de terça a domingo, das 6h às 18h.

Parque Linear da Consciência Negra – 20/11 – 14 anos

A área de 162.678 m² fica localizada no extremo leste de São Paulo, no distrito de Cidade Tiradentes. O nome é uma homenagem à população local, majoritariamente, negra. São registradas 113 espécies de fauna e 69 de flora no local.

O espaço conta com quiosques, pista para caminhada, parque infantil, mesa para jogos, sanitários acessíveis, trilhas, academia de musculação e grande área para a prática de capoeira, danças e apresentações culturais. Além disso, há vista para a nascente do Córrego Itaquera e a Trilha do Baobá, guardião das memórias e resistências. O parque está aberto diariamente das 6h às 18h.

Parque Ecológico Central do Itaim – 20/11 – 11 anos

Localizado na região leste da cidade de São Paulo, no bairro de Itaim Paulista, a área de 22.754 m² conta com uma variedade de 36 espécies de fauna e 82 de flora catalogadas.

Sua infraestrutura possui acessibilidade nos equipamentos para ginástica, áreas de circulação, entrada e sanitários. Além disso, trilhas para caminhada, playground, pistas para modalidade especial de bicicross e de skate e uma Biblioteca do Verde. O parque está aberto diariamente das 7h às 17h.