SVMA promove encontro com estudantes e moradores para ouvir propostas destinadas ao Parque Municipal das Águas, no Itaim Paulista

Ação visa compreender as demandas apresentadas pela comunidade para realizar melhorias na área verde

Na última quinta-feira (26/10), a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio da Divisão de Implantação, Projetos e Obras (DIPO) e da Divisão de Gestão de Parques Urbanos (DGPU), realizou junto à EMEF Dr. José Pedro Leite Cordeiro uma atividade de participação popular e escuta com estudantes e moradores da região do Itaim Paulista, na zona leste da capital, para a reforma do Parque Municipal das Águas.

A ação buscou compreender as propostas apresentadas pelas lideranças locais e moradores, complementadas pelas sugestões do Grêmio Estudantil, visando a requalificação integral do espaço. As ideias são resultantes da união da comunidade, cujo objetivo é a zeladoria do parque e melhoria da vida na comunidade.

Durante o encontro, os participantes puderam ampliar a compreensão sobre o tema dos parques urbanos e meio ambiente, descrevendo um diagnóstico dos problemas cotidianos das áreas periféricas. Com engajamento e iniciativa da escola, foram discutidos os usos e necessidades do parque, as articulações entre as secretarias, o mapeamento das potencialidades paisagísticas para a concretização de um futuro projeto participativo, comunitário e de pertencimento, destinado ao lazer nos parques municipais e cumprindo com a função socioambiental das áreas verdes livres.

A equipe da SVMA ouviu as propostas que envolvem a implantação de novos equipamentos de esporte, lazer, contemplação, infraestrutura, permanência e gestão do parque. Em seguida, os técnicos explicaram como viabilizar as melhorias pretendidas de modo colaborativo, considerando a diversidade geracional, em que crianças e pessoas idosas compartilham sonhos e se apropriaram do tema ambiental, e o desejo coletivo de uma cidade mais humana e acolhedora.

Um novo encontro deverá ser realizado pela Divisão de Implantação, Projetos e Obras para propor atividades de elaboração de desenhos para a requalificação do parque.

 

A reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 (vida sobre a terra) e 17 (parcerias em prol das metas).