Parque Chácara do Jockey comemora o seu quinto aniversário nesta sexta-feira

O Parque Chácara do Jockey, um dos mais jovens de São Paulo, completa o seu quinto aninversário hoje. Localizado no bairro do Butantã, na zona oeste da cidade de São Paulo, o parque possui mais de 143 mil metros quadrados (o equivalente a 20 campos de futebol). A história do parque começa em 1946, quando a propriedade rural conhecida como Chácara do Ferreira foi adquirida pelo Jockey Club de São Paulo para estabelecer a adequada criação e treinamento de cavalos de corrida. Em outubro de 2014, a Prefeitura de São Paulo tomou posse da Chácara do Jockey, atendendo a uma reinvindicação de mais de 30 anos dos moradores da região pela criação de um parque.

O parque é dividido em três núcleos: Núcleo Esportivo, Contemplativo e o Cultural das Baias. O Núcleo Esportivo é o setor que possui a Administração, Espaço de Convivência, área voltada para atividades comunitárias e de celebração. O parque também é um prato cheio para quem deseja praticar esportes na Quadra Poliesportiva, Campos de Futebol, pista de caminhada, Equipamentos de Ginástica para o uso da melhor idede e a Sede dos Pequeninos do Jockey – voltado para a formação de base de jogadores de futebol. O Skatepark também é perfeito para atletas amadores das modalidades de skate (street e bowl), patins e BMX que buscam se exercitar.

O Núcleo Contemplativo, é um espaço perfeito para quem busca realizar caminhadas com passeios de terra batida, ladeados por bancos espalhados pelas margens do lago. Nesse Núcleo, podemos encontrar também o Galpão de Atividades, ao lado do playground, onde são realizadas Oficinas, aulas e ações socioambientais. Mesas e bancos para piquenique, Redondel, Coreto e Cocheiras – onde são realizadas apresentações culturais, são outros espaços que o o Núcleo Contemplativo abrange.

O último Núcleo, o Cultural das Baias, é o maior e mais complexo conjunto de edificações voltado para a cultura e iniciativas de produção, formação e fruição do saber artístico. Ele fica sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). A Casa de Cultura recebe atividades de coletivos culturais e artistas locais, com espaços para oficinas de criação e salas multiuso.

A flora do Parque Chácara do Jockey apresenta bosques heterogêneos, áreas ajardinadas e gramados. Já sua fauna, conta com 33 espécies registradas, sendo 29 de aves e 4 de borboletas.