Saguis da Cidade de São Paulo

Um macaco sagui, na cor negra, está pendurado em uma árvore

O sagui é uma espécie de macaco muito presente nas áreas urbanas e acabam colocando suas vidas em risco no meio dessa agitação. Algumas espécies são consideradas, na cidade de São Paulo, oriundos de escapes de cativeiro ou por soltura indevida.

Sempre lembramos que não é recomendável domesticar os saguis. Segundo Juliana Summa, diretora da Divisão da Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, esses animais silvestres não devem ser alimentados. Isso faz com que o animal possa voltar todo dia ao local em busca de alimento. Em vida livre, eles têm disponível a quantidade de alimento necessário e a disponibilidade de maior recurso pode influenciar em maior reprodução e eventual aumento de população desequilibrada.

Juliana Summa também afirma “caso o animal esteja ferido ou seja um filhote órfão, a pessoa que o encontrou deve entrar em contato com a Divisão da Fauna Silvestre (DFS), inclusive para orientação de como proceder”. Antes de encaminhar qualquer animal para atendimento veterinário, é muito importante que o munícipe entre em contato com os técnicos (biólogos e veterinários) da Divisão de Fauna pelo Whatsapp (11) 96715-5424. Nesse contato telefônico, os profissionais fornecerão informações sobre qual unidade de atendimento receberá o animal, como prestar os primeiros cuidados, qual a melhor forma de transportá-lo ou se necessário, solicitar uma viatura para o serviço de resgate da GCM Ambiental.

SERVIÇO
Divisão da Fauna Silvestre - Unidade Anhanguera / CeMaCAS
Estrada de Perus,300
Plantão: (11) 3885-6669 ou Whatsapp (11) 96715-5424
faunasvma@prefeitura.sp.gov.br