Nasa encontra água na superfície iluminada da Lua

A concentração é 100 vezes menor do que a encontrada no deserto do Saara

Uma bola redonda grande, a lua, refletindo sobre a água no escuro

A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) encontrou água na superfície da Lua iluminada pelo Sol. A publicação surpreendeu ao indicar que existe a presença de água fora do lado frio e escuro do satélite lunar. Segundo a Agência Espacial, o registro foi feito através da aeronave Sofia, um observatório espacial acoplado a um Boeing 747 que fica na atmosfera terrestre.

As moléculas foram encontradas na Cratera Clavius, localizada no Hemisfério Sul da Lua, que é visível da Terra. A Nasa ainda não concluiu se as moléculas encontradas são de H²O ou de outros compostos de HO, sendo assim ainda não há como saber se a água poderá ser usada em futuras missões.

A Lua, porém, não possui atmosfera adequada para prender a água, como a Terra. A principal hipótese apontada pelos pesquisadores, seria de que a água tenha sido levada através de impactos de meteoritos ou que tenha sido formada pela interação de partículas ejetadas pelo Sol.

A Nasa planeja novas missões que irão levar astronautas novamente para a Lua e preparar a viagem que levará uma tripulação até Marte.

Fonte: CNN Brasil