A Terra é mais sensível a emissões de dióxido de carbono do que se pensava

Estudo aponta para um aumento de temperatura superior a 2ºC

No fundo de cor laranja, tem chaminés de fumaça cinzenta poluindo o ar

Uma nova pesquisa apontou que as chances de um aumento das temperaturas serem limitados a 2,5ºC em 2020 são baixíssimas. O estudo reavaliou a sensibilidade da atmosfera terrestre ao dióxido de carbono(C02), e afirmou que é necessária uma mudança drástica para evitar um quadro além do previsto.

Realizada com o apoio do Programa Mundial de Pesquisa Climática, sediado em Genebra, a pesquisa representa o primeiro grande avanço em décadas para se estreitar a faixa de elevação de temperatura causada pela duplicação dos níveis de CO2 desde os tempos pré-industriais. As descobertas mostram que essa duplicação desencadearia um aquecimento de 2,6ºC a 4,1ºC acima do período pré-industrial.

Conhecida como parâmetro de sensibilidade climática, a duplicação das concentrações de CO2 é uma constante dos modelos de temperaturas globais futuras desde o final dos anos 1970. O consenso entre os cientistas é de que estabelecer uma meta, assim como feito pelo Acordo de Paris, estará praticamente fora de alcance, desde que as taxas de emissões de gases de efeito estufa caiam.