Prefeitura firma compromisso global para diminuição do plástico

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), aderiu ao Compromisso Global da Nova Economia de Plástico. A autarquia atuará no incentivo e conscientização, realizando ações, promovendo grupos de discussão e projetos com todo setor municipal e a população para reduzir a utilização do plástico na cidade. O compromisso, assinado em março pelo prefeito Bruno Covas, foi divulgado pela Fundação Ellen MacArthur sobre de que forma inédita a cidade integrará seu relatório anual.

A participação da autarquia será fundamentada na política dos 5Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e tem a premissa de diminuir a utilização do plástico no município. As principais ações serão focadas para estimular a eliminação de embalagens e/ou produtos plásticos problemáticos ou desnecessários; encorajar modelos de reuso; incentivar o uso de embalagens plásticas reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis; aumentar as taxas de coleta, separação, e reciclagem; facilitar o estabelecimento da infraestrutura necessária e dos mecanismos de financiamento relacionados, principalmente, apoiar o Projeto de Lei 99/2018, que proíbe o fornecimento de canudos confeccionados em material plástico nos locais em que o projeto de lei especifica e outros projetos da mesma natureza.

A ação na cidade de São Paulo será regida de acordo com a Lei Federal nº 12.305/10; de Política de Gestão de Resíduos de São Paulo (PGIRS) que se enquadra em seis vertentes: Não Geração, Redução, Reuso, Reciclagem, Tratamento e Descarte Apropriado. É esperado que até 2025, esta que é considerada a primeira fase do compromisso, seja cumprida, para que no futuro o plástico possa ser considerado um material de fato reutilizado e/ou eliminado.

Divulgado a partir de texto da PMSP