Casca de coco vira vaso suspenso no Parque do Povo


O que fazer com a casca do coco verde, após seu consumo nos parques? Foi pensando em responder a essa pergunta que o Parque do Povo abriu as portas para a realização de uma oficina de vasos suspensos. O detalhe foi o reaproveitamento dessa casca do coco – em geral descartado. Ela foi transformada em um recipiente de plantio, montada como um vaso suspenso. A iniciativa partiu da UBS Magaldi, que solicitou ao parque uma atividade de educação ambiental.


A equipe do Parque do Povo organizou esse plantio, aproveitando para recolher as cascas disponíveis e transformá-las em objetos úteis e de grande apelo ecológico. O material foi reservado para secagem, por cerca de 20 dias, para depois receber uma camada de pintura. Foram feitos orifícios para tornar o recipiente suspenso, para só então ser ministrada também uma verdadeira aula de plantio.

Passo a passo
Se você gostou da dica, pode aproveitar outros materiais antes descartados para fazer seus vasos. Se for usar o coco verde, precisa primeiramente retirar todo o conteúdo da polpa da fruta (parte branca) e deixar a casca secar por cerca de 20 dias. Quando o material estiver bem seco, use uma lixa para eliminar eventuais rebarbas e aplique uma tinta de sua preferência.

Para fazer da casca um vaso suspenso, a superfície próxima da base (use uma furadeira) para passar um material resistente e compor o suporte. Se preferir, use elementos aramados para parede que são encontrados em casas especializadas. Escolha a planta de sua preferência e prepare o vaso com uma pequena camada de pedriscos. Adicione fibra de coco e terra, forme uma “cova” e fixe a muda, cobrindo-a com cuidado para que fique firme.