Planetário do Ibirapuera celebra 62º aniversário


Eclipses, planetas e constelações. Hoje, é possível observar os mais diversos fenômenos astronômicos no Planetário Professor Aristóteles Orsini, mais conhecido como Planetário do Ibirapuera, que completa 62 anos neste sábado (26). Inaugurado em 1957, o primeiro planetário instalado no Brasil foi viabilizado pela dedicação de grande parte da vida do Professor Aristóteles Orsini, que idealizou e incentivou o projeto desde o início, participando inclusive da instalação dos equipamentos da estrutura.

Como diretor científico da Associação dos Amadores de Astrofísicas de São Paulo (AAA), ele apresentou a proposta à Comissão do Quarto Centenário em 1951. O intuito era compor os festejos dos 400 anos da cidade, comemorados em 1954, com a inauguração do espaço. A abertura se concretizou três anos depois do que era esperado por Orsini devido à retenção de um projetor da marca alemã Zeiss no Porto de Santos – adquirido pelo então prefeito Armando de Arruda Pereira em 1952, o aparelho foi liberado somente em 1955.

Tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT), o local é administrado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) por meio da Divisão de Astrofísica da Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ).

Programação

Para celebrar a data, nada melhor que aproveitar a programação livre do planetário para os próximos dias, que é recomendada para o público acima de 5 anos. Em coincidência com o aniversário da cidade, a oficina Relógio de Sol acontece nesta sexta (25), das 15h40 às 17h, e explica o funcionamento e a importância desta ferramenta de marcação da passagem do tempo. Para participar, basta chegar com antecedência ao local: são somente 30 vagas e as inscrições serão feitas por ordem de chegada. Ainda na sexta, às 16h, ocorre a Inauguração do Jardim do Planetário em homenagem ao Prof. Aristóteles Orsini.

No sábado, das 19h às 20h, uma atividade lúdica aberta acontece na Escola Municipal de Astrofísica, sem necessidade de inscrições, e mostra como a mágica pode ilustrar o método científico. Para fechar o mês, a oficina Crateras de Impacto, que acontece no dia 31 de janeiro (quinta), das 15h40 às 17h, simula a formação destas crateras por meio de uma maquete e ensina a identificá-las. Há 30 vagas para a oficina e as inscrições serão feitas no local, por ordem de chegada. Escolha uma atividade, participe e compartilhe conosco marcando a #VemProParque nas fotos das redes sociais.


SERVIÇO
Oficina Relógio de Sol no Planetário Prof. Aristóteles Orsini
Data: 25 de janeiro (sexta)
Horário: das 15h40 às 17h
Inscrições: por ordem de chegada no local do evento

Inauguração do Jardim do Planetário
Data: 25 de janeiro (sexta)
Horário: às 16h

Atividade Lúdica: Mágica na Escola Municipal de Astrofísica
Data: 26 de janeiro (sábado)
Horário: às 16h

Oficina Crateras de Impacto no Planetário Prof. Aristóteles Orsini
Data: 31 de janeiro (quinta)
Horário: das 15h40 às 17h

Local: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana (pedestres: portões 9 e 10 / carros: portão 3, estacionamento com Zona Azul)
Informações: (11) 5575-5206