Você conhece o Parque Linear Feitiço da Vila?


Papagaio, tiriba, periquito-rico, tuim e os endêmicos arredio-pálido e tiê-preto são algumas das espécies que compõem a fauna de uma área verde especial no Capão Redondo. Além do pau-brasil e do pinheiro-do-paraná, ameaçados de extinção, as aves se abrigam em meio à flora composta por ipês-de-jardim, mangueiras, jacarandás-mimosos, romãzeiras, eucaliptos e paineiras que dão vida ao Parque Linear Feitiço da Vila.

Localizado entre as ruas Cortegaça, Moenda e Feitiço da Vila, a função principal do parque é proteger a nascente do Córrego Moenda Velha, ao longo do qual foi construído. Integrante dos 25 parques lineares municipais, foi inaugurado em 27 de junho de 2015 e contribui com a preservação da biodiversidade local e do curso d’água, e também com a amenização da ilha de calor na região em que está instalado.

Como parte das atividades de educação ambiental promovidas no espaço, o Linear Feitiço da Vila – cuja origem do nome está na composição de Noel Rosa em homenagem ao bairro carioca de Vila Isabel – possui um viveiro de mudas e um auditório com capacidade para 45 pessoas. Dentro de mais de 38 mil metros quadrados de extensão, a estrutura do parque é acessível para pessoas com deficiência na entrada, nas áreas de circulação e nos sanitários.