Primeira oficina sobre o Inventário de Emissões de GEE começa na terça


Integrantes do C40 estão em São Paulo oferecendo um treinamento na metodologia GPC, de elaboração de inventários de gases de efeito estufa, para servidores da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. A atividade, realizada nesta terça (6) e quarta (7), faz parte de projeto lançado em 2016 para alinhar as cidades integrantes do grupo ao Acordo de Paris.

Pretende-se que os técnicos treinados pelo C40 na América Latina auxiliem seus governos com o objetivo de avaliar o quanto as metas de Paris estão tangíveis e o que pode ser feito para que elas sejam alcançadas até 2020. Em linhas gerais, propõe que, até lá, as cidades apresentem um plano para atingir o patamar “carbono zero” até 2050.

O mais importante é alinhar a realidade atual da cidade, considerando a adaptação e a mitigação de maneira integrada e estabelecendo um plano robusto e um processo transparente de monitoramento, descrevendo os papeis de governo e demais atores. O treinamento visa, também, possibilitar que as cidades encontrem uma meta intermediária e ambiciosa de redução. Além disso, o treinamento pretende favorecer a discussão das medidas de adaptação aos impactos da mudança do clima, permitindo o enfrentamento mais ágil dos problemas diante de cenários futuros das mudanças climáticas.

A elaboração do inventário de gases de efeito estufa é uma oportunidade de capacitar técnicos da SVMA para essa quantificação, habilitando-os a avaliar outros tipos de propostas nesse sentido.


Sobre o C40
O C40 (Climate Leadership Group), ou Grupo das Grandes Cidades para Combate às Mudanças Climáticas, foi criado em 2005 em Londres, por iniciativa do prefeito Ken Livingstone. Sua proposta foi reunir empresários e lideranças das maiores localidades do mundo para discutir o papel dos municípios – em particular seus governos – no combate às mudanças climáticas. Os encontros são realizados a cada dois anos para discutir a implementação de novas iniciativas e oportunidades e promover a cooperação internacional de longo prazo para reduzir as emissões de carbono.