Parque dos Búfalos será viabilizado com entrega de moradias


Conhecida pelos pontos de ocupação irregular, a região da represa Billings ganha novos ares com os investimentos para urbanização e conservação ambiental no extremo sul da capital. A conclusão do Residencial Espanha, cuja primeira etapa foi entregue no dia 18 (quinta), marca o reassentamento de famílias em áreas de risco ou de preservação pertencentes às comunidades da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Reservatório Billings (APRM-B), e o nascimento de um novo parque na cidade.

Do total de 800 mil m² do empreendimento, 580 mil m² foram reservados à implantação do Parque dos Búfalos pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Atualmente em fase de cercamento, o parque é composto por aproximadamente 30 mil mudas nativas de 135 espécies diversas plantadas em 2017, com manutenção prevista até 2021. Nesta área, foram preservadas 14 nascentes da represa, com investimento de R$8 milhões para a implantação do parque.

A infraestrutura contará com playground, áreas de ginástica, praças, ciclovias e pistas de corrida. Além destas instalações, alguns equipamentos públicos se avizinham ao parque, em um espaço de 38 mil m² do terreno, como um Centro Municipal de Ensino Infantil (CEMEI), uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Os projetos são resultado de um estudo das Secretarias Municipais da Educação (SME), da Saúde (SMS), da Cultura (SMC), da Assistência Social (SMADS) e de Esportes (SEME).

O Búfalos será o quinto maior parque da cidade, atrás somente do Anhanguera, Ibirapuera, Carmo e Vila do Rodeio. Outros surgirão à medida que o processo de urbanização avançar. A previsão é de recuperação de córregos e criação de parques lineares na região das subprefeituras da Cidade Ademar e da Capela do Socorro.