Prefeitura revitaliza ponto de descarte irregular na Zona Norte da cidade


Com o plantio de 180 mudas, a Prefeitura realizou, no último sábado (20), a revitalização de mais um ponto viciado de descarte irregular de lixo, localizado na rua Combate da Lagoa Branca, na Vila Sabrina, Zona Norte. O objetivo foi transformar essa via – antes em local viciado para descarte irregular de diversos detritos – em uma via arborizada. A ação teve o apoio do Conselho Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES) Vila Maria/Vila Guilherme.

A ação, realizada por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, contou com a presença do prefeito Bruno Covas e do secretário das Subprefeituras, Marcos Penido, que destacaram a importância de ações como esta para a cidade. "Este é o 19º ponto revitalizado. Com esta ação, não estamos apenas realizando uma melhoria para a população, mas indicando que os ecopontos são o destino correto para o material descartado”, afirmou o prefeito. Foram plantadas mudas de Gerânio, Beijinhos (Impatiens parviflora), Clusias e Moreias, todas produzidas e fornecidas pelo Viveiro Arthur Etzel, localizado no Parque do Carmo.

Caso antigo
O histórico de descarte na rua Combate da Lagoa é bem significativo. Há oito anos, a via foi fechada com barreiras de concreto para coibir o grande fluxo de caminhões que despejavam os detritos durante a madrugada. A medida reduziu, mas não equacionou os crimes. Com esse projeto, a Prefeitura já revitalizou 19 pontos de descarte a partir do plantio, como forma de também envolver a comunidade com ações de educação ambiental.

Os pontos viciados são um grave problema para a Subprefeitura, que fiscaliza os descartes e aplica multas aos infratores. As equipes estão diariamente na rua para coletar os materiais descartados, mas precisam da ajuda dos munícipes nesse trabalho de melhorias e conscientização. Apenas no mês de setembro foram recolhidas mais de 400 toneladas de lixo nas vias públicas provenientes de pontos viciados e da operação cata-bagulho.