Aventura Ambiental promove visita monitorada pelo Ibirapuera

 
Você conhece “mesmo” o Parque Ibirapuera? Seja qual for a sua resposta, nossa dica é o Programa Aventura Ambiental, um instrumento de Educação Ambiental e Cultura de Paz realizado a partir de visita monitorada gratuita pelo Parque. Podem participar crianças, adolescentes, adultos e idosos, que após passarem por uma vivência em sala, partem para a observação da natureza. Como é uma atividade ao ar livre, depende das condições climáticas para sua realização, e é inteiramente gratuita.

O encontro aborda o histórico da região do Ibirapuera, a criação do parque, as curiosidades sobre a flora e fauna, a inter-relação na teia alimentar do Parque e alguns dos impactos ambientais que causamos na natureza. O início da vivência ocorre em uma sala ambientada com carpoteca (coleção de frutos preservados para fins científicos), canto de aves e interação com uma cortina de animais.

Durante o percurso pelo Parque, o público é convidado a participar de dinâmicas interativas com o meio ambiente, exercitando a afetividade e propiciando uma reflexão sobre a relação homem-natureza. Além do contato direto com a natureza, o passeio permite conhecer os desafios socioambientais do cotidiano por meio da observação da natureza e do diálogo entre os participantes.

Para participar de uma turma, que tem entre 15 e 40 integrantes, basta fazer sua inscrição por meio de formulário eletrônico. As visitas acontecem às terças, quartas e quintas, em dois horários: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. A recomendação para os participantes é usar tênis, roupas confortáveis, aplicar protetor solar e não se esquecer de trazer de casa sua garrafa de água. A coordenação dessa atividade é de Pedro Cardoso Smith.

SERVIÇO
Aventura Ambiental no Ibirapuera
Data: Terças, quartas e quintas-feiras
Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30
Local: Sede da UMAPAZ: Av. IV Centenário, 1268 – Portão 7-A (pedestres) - Parque Ibirapuera
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)
Inscrições: Aqui
Mais informações: aventuraambientalumapaz@prefeitura.sp.gov.br / (11) 5908-3800.