Sábado é o dia mundial do lixo eletrônico (e-lixo)

No próximo dia 13 de outubro, sábado, o mundo celebra o Dia Internacional do Lixo Eletrônico (International E-Waste Day). A iniciativa foi criada pela WEEE Forum (Associação Europeia de Recuperação de Equipamentos Elétrico e Eletrônicos), organização sem fins lucrativos que reúne diversas associações em todo o mundo. Em São Paulo, as comemorações ocorrem em diversos parques municipais, estimulando os frequentadores a destinar seu e-lixo em um dos coletores instalados. A iniciativa do Movimento Greenk tem parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Principado de Mônaco e GREEN Eletron, entidade fundada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) para promover a economia circular dos eletrônicos no Brasil.

O país, por sinal, ocupa o sétimo lugar no ranking mundial de produção do e-lixo, o que motivou a ação firmada anteriormente entre a SVMA, o Movimento Greenk e o Principado de Mônaco. O principal objetivo da data é, não apenas divulgar a existência dos coletores, como conscientizar e mobilizar a sociedade para o descarte correto do e-lixo, esclarecendo a população sobre os malefícios que os componentes eletrônicos e químicos desse tipo de descarte provocam na natureza. Desde sua implantação, há pouco mais de três meses, foram coletadas 3,6 toneladas de e-lixo.

A ação acontecerá durante todo o sábado, quando os munícipes poderão se livrar de lixo eletrônico (e-lixo) específico, como computadores (notebooks e CPUs), celulares e tablets, monitores e equipamentos de pequeno porte (impressoras). Há coletores instalados na sede da SVMA, na sede da Prefeitura de São Paulo e também nos parques Ibirapuera, Trianon, Prefeito Mário Covas, Independência, Cordeiro Martin Luther King, Lina e Paulo Raia, Buenos Aires, Povo, Aclimação, Piqueri, Carmo, Vila Guilherme/Trote e Burle Marx.

Economia circular e meio ambiente
O maior desafio do planeta é conter a emissão dos gases de efeito estufa (GEE), que promovem o aquecimento do globo terrestre e, com isso, modifica totalmente nosso ecossistema. Nesse contexto, o controle e descarte adequados dos resíduos sólidos é imprescindível, pois é necessário “descartar” cada tipo de lixo de uma forma específica para minimizar seu impacto sobre a natureza. No caso do lixo eletrônico (e-lixo), os danos são severos porque os equipamentos descartados possuem, na maioria das vezes, elementos químicos altamente tóxicos à terra e aos meios aquáticos (lençol freático, rios, córregos, lagos e mares).

Outro aspecto importante é a destinação física do e-lixo: será que algum componente poderia ser reaproveitado? Todo o e-lixo coletado é recolhido e transportado por empresas certificadas e destinado para os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). Lá, as peças em condições de uso são reaproveitadas em novos computadores remanufaturados (destinados a escolas e bibliotecas), enquanto as peças fora de uso seguem para empresa ambientalmente certificada que transforma esses resíduos em matéria-prima para a indústria.

Segundo dados do WEEE Forum, em 2018 o mundo terá gerado 50 milhões de toneladas de e-lixo. Estima-se que metade deste total seja composto de lixo eletrônico doméstico, como o recebido nesta campanha. Desse “bolo”, o Brasil responde pela maior produção das Américas e sétimo do mundo, com 1,5 milhão de toneladas/ano. No entanto, os números locais são preocupantes quanto ao descarte correto: enquanto 20% do e-lixo global são reciclados por ano, no Brasil apenas 3% são descartados corretamente.

1) Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 3
2) Parque Trianon – Rua Peixoto Gomide, 949?
3) Parque Prefeito Mario Covas – Avenida Paulista, 1853?
4) Parque da Independência – Avenida Nazareth, s/n?
5) Parque do Chuvisco – Rua Ipiranga, 792 – Jd. Aeroporto?
6) Parque Lina e Paulo Raia – Rua Volkswagen, s/n?
7) Parque Buenos Aires - Av Angélica, 1.500?
8) Parque do Povo – Av. Henrique Chamma, 420?
9) Parque da Aclimação – Rua Muniz de Souza, 1.119?
10) Parque Burle Marx – Av. D Helena Pereira de Moraes, 200?
11) Parque Piqueri – R. Tuiuti, 515?
12) Parque do Carmo – Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 - Itaquera?
13) Parque Vila Guilherme /Trote – Rua São Quirino, 905
14) Sede da Prefeitura de São Paulo – Viaduto do Chá, 15 – Centro
15) Prédio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente – Rua do Paraíso, 387