Relatório apresenta resultados negativos para o clima


O próximo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) não apresentou resultados positivos para o futuro. Previsto para ser divulgado na próxima segunda (8), apontou que o planeta enfrentará dificuldades para manter os níveis do aquecimento global abaixo de 1,5 grau centígrado (°C), como instituiu o Acordo de Paris para redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) firmado em 2015 com 195 países. As conclusões preocuparam especialistas do mundo todo.

Os resultados ainda mostram um aumento das temperaturas e uma redução nas chuvas. Se não houver medidas emergenciais para cumprir os acordos internacionais de redução das emissões de carbono e de adaptação aos efeitos das mudanças climáticas, as consequências serão drásticas.

No Brasil, a temperatura média anual registrada em 2010 foi de 21°C; se não houver redução na emissão de gás carbono na atmosfera, estima-se que a média suba para 22 graus a partir de 2020, podendo chegar a 24 graus até 2080. O Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC) entregou à Presidência da República sugestões de medidas para que o Brasil continue contribuindo para manter em baixa as emissões de gases prejudiciais. A expectativa é que um estudo seja iniciado e o país consiga zerar as emissões de gases até 2060.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) é um órgão científico, criado pela Organização Mundial de Meteorologia (WMO) e pelo Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP) não apenas para coletar dados, mas sim como uma forma de analisar as informações cientificas e socioeconômicas mundiais, para que as questões de mudanças climáticas sejam compreendidas e solucionadas.