Em 4 de outubro comemora-se o Dia Mundial dos Animais


O santo padroeiro dos animais, Francisco de Assis, empresa sua data, o dia 4 de outubro, para uma comemoração especial: o Dia Mundial dos Animais. A data foi escolhida em 1931, justamente em homenagem ao santo, em um encontro de ecologistas realizado na cidade italiana de Florença. Como em todas as “datas específicas”, esta é um lembrete especial para a defesa da vida animal como um todo, desde as espécies silvestres às domesticadas pelo homem, com a recomendação de uma adoção responsável.

A data é celebrada em muitos outros países, principalmente porque é uma boa oportunidade de desenvolver campanhas de conscientização para a posse responsável. No caso dos animais domésticos, significa optar pela adoção de animais abandonados, atentar para as vacinas corretas, vermifugações sazonais, combate a pulgas e outros insetos que possam transmitir doenças graves e optar pela castração para evitar a proliferação de animais sem destinação responsável.

Protetor dos animais
Impossível falar da proteção animal sem fazer uma relação direta àquele que é considerado o patrono dos animais, sendo respeitado inclusive por pessoas não religiosas. Francisco foi um jovem rebelde e vaidoso, dono de com uma vida desregrada, com farta bebida, vida amorosa turbulenta e gastos excessivos com roupas. Como desejava ser um herói, alistou-se como soldado na guerra de Assis contra a Peruggia, em 1202, mas foi capturado e permaneceu preso pelas forças inimigas por um ano.
Em Assis, durante uma farra com amigos, o jovem teria ouvido o “chamado de Deus”, o que o fez converter-se de uma forma muito repentina a uma vida simples, como Jesus havia pregado em seu Evangelho. Apelidado de Francisco de Assis em função desse chamado divino, o jovem desinteressou-se não apenas dos bens materiais, como de todas as atividades supérfluas mantidas até então. Foi viver em cabanas e abrigos no meio do mato, abrindo mão da família e dos amigos, pregando a defesa dos menos favorecidos e dos animais e atraindo outros seguidores, conhecidos hoje como os Franciscanos. Faleceu no dia 3 de outubro de 1226 e foi canonizado em 1228, menos de dois anos depois. Na foto, estátua erguida em homenagem ao santo, na cidade de Portland (EUA).