Aves são apreendidas do tráfico de animais silvestres

 

Vinte e dois filhotes de papagaio, dezoito periquitos e sete jabutis são alguns dos quase 70 animais silvestres resgatados nos últimos dias, que seriam vendidos ilegalmente em São Paulo. Na sexta-feira (28), quatro papagaios recém-nascidos estavam sendo transportados dentro de uma mochila no Capão Redondo, Zona Sudoeste da capital. Além dos filhotes, outros 22 pássaros foram resgatados no local. No mesmo dia, foram capturados dezoito periquitos-de-encontro-amarelo e, no sábado (29), houve a apreensão de mais dezoito papagaios e sete filhotes de jabuti, todos em São Miguel Paulista, Zona Leste, após denúncias anônimas.

O tráfico de animais silvestres é extremamente violento e agressivo para a saúde dos animais traficados, como o caso dos papagaios encontrados na mochila; muitos deles não sobrevivem aos maus-tratos. A ação é prejudicial também para o meio ambiente em geral, pois possibilita o convívio de distintas espécies e provoca o desequilíbrio ecológico. Criam-se novos predadores, presas e espécies ameaçadas na lista de extinção.

Os criminosos não só vendem os animais no mercado ilegal, como abastecem os criadouros. Foi o caso dos papagaios: os responsáveis pelo tráfico conseguem registrar as aves com anilhas até os nove dias de vida, fazendo parecer que a situação dessas aves está regularizada. Por isso, é de suma importância a atenção na nota fiscal e número de registro dos animais, pois o tráfico depende do destinatário final para proliferar-se Portanto, não compre animais traficados!