Visitantes conhecem processo de compostagem na Lapa

 
Restos de alimentos também podem ter um descarte mais sustentável por meio da compostagem, técnica que os transforma em adubo natural para jardins e hortas. Criado em 2015 para este fim, o Pátio de Compostagem da Lapa foi o local da visita monitorada dos membros do Comitê de Mudança do Clima e Ecoeconomia de São Paulo, na última sexta (31).

Durante as três horas de visita, foi possível acompanhar o processo desde a descarga até a areação dos resíduos. Ao contrário do que se acreditava, viu-se que a compostagem pode ser aplicada até mesmo em casa e nos bairros, de forma comunitária. Também se apresentaram Carlos Fernandes (Prefeito Regional da Lapa), Cyra Malta (engenheira agrônoma da Prefeitura Regional da Lapa) e representantes da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) e da empresa concessionária Inova.

O programa Feiras e Jardins Sustentáveis da Lapa tem chamado a atenção para o projeto, que promove a prática da “reciclagem” dos resíduos orgânicos. Além do baixo custo, a atividade contribui para reduzir a emissão dos gases do efeito estufa e para reinserir o carbono no solo, fazendo com que as plantas cresçam mais saudáveis. Como parte dos resíduos deixa de ser destinada aos aterros sanitários, estes locais não sofrem com a lotação e têm um tempo de uso muito maior que o previsto, descartando a necessidade da busca por outras áreas para esta função.

Foto: divulgação