Bate-papo apresenta o abolicionista André Rebouças

 
Você sabe quem foi André Rebouças? Tanto aos que já conhecem, quanto àqueles que querem ampliar o repertório, familiarizar-se com este personagem será enriquecedor. Na próxima quinta (13), das 10h às 12h, acontece o Conversa com Edson Santana do Carmo, que falará da vida desse abolicionista. O evento é organizado pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), responsável pela educação ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

O convidado é diretor de cultura da Associação dos Capacetes de Aço de São Vicente e membro dos Institutos Históricos e Geográficos de Santos, São Paulo, do Maranhão e Paraná, e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. A ambientação do bate-papo contará com música, água aromatizada e chá de ervas frescas, colhidas no próprio Campo Experimental da UMAPAZ. Nascido em 1838, André Rebouças era advogado e representou o Estado da Bahia na Câmara dos Deputados; foi Secretário de Governo na então província de Sergipe e conselheiro do Império. Escreveu o livro Agricultura nacional, estudos econômicos: propaganda abolicionista e democrática; defendeu a emancipação e integração do negro na sociedade, cujos processos estariam diretamente ligados ao acesso destas pessoas à terra.

“Em 1871, André e o irmão, Antônio Rebouças, apresentaram ao Imperador Dom Pedro II o projeto da estrada de ferro de Curitiba – Paranaguá, uma obra que até os dias atuais se destaca pela ousadia de sua concepção e ainda surpreende as pessoas que fazem este passeio serra paranaense”, destaca Edson sobre os feitos de André, morto em 1898. O bate-papo é aberto para maiores de 14 anos e as inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico.

SERVIÇO
Conversa com Edson Santana do Carmo
Data: 13 de setembro (quinta)
Horário: das 10h às 12h
Local: Av. IV Centenário, 1268 – Parque Ibirapuera (acesso aos pedestres pelo portão 7A e estacionamento no portão 7)
Inscrições: acesse aqui o formulário