Onze parques aniversariam na primavera

 
Não é só a estação das flores que marca o mês de setembro: onze parques municipais comemoram seus respectivos aniversários, e todos com as mais diversas histórias. O primeiro aniversariante é o Parque do Trote (foto acima), que no dia 12 completa 12 anos. No dia 17, o Linear Jardim Invernada chega ao 12º ano, enquanto o já veterano Guarapiranga exibe o vigor do 44º aniversário. No dia 19, outro gigante – literalmente – completa 42 anos: o Parque do Carmo.

No dia 20 de setembro, o Jardim Felicidade completa 25 anos; no dia seguinte, há duas comemorações: o Previdência, que comemora 39 anos, e o Guanhembu Benedicta Ramos Caruso, o caçula da turma, que completa sete anos. No dia 24, a festa é do Cordeiro Martin Luther King, que completa 11 anos, mesma data que o Buenos Aires comemora com orgulho seus 105 anos (sim, o mais idoso do mês e um dos mais antigos parques municipais).

Setembro termina com mais duas comemorações: no dia 26, o Chácara das Flores (imagem abaixo) completa 16 anos, enquanto no dia 28, o Parque do Povo Mario Pimenta Camargo brinda o 12º ano de vida. As agendas são diferenciadas para todos eles e nem sempre coincidem com a data exata. Aos frequentadores – principalmente aos que mais se envolveram para viabilizar esses espaços – e aos abnegados administradores, nossos parabéns, desde já!
Saiba mais sobre esses espaços públicos

Chácara das Flores
O parque foi criado para preservar a mata nativa de Mata Atlântica, que se encontrava em estado de regeneração. Foram registradas 40 espécies de flora, das quais a grumixama está ameaçada. Das 25 espécies de fauna registradas, 25 são de borboletas e 16 de aves. Os mamíferos estão representados por saguis-de-tufo-branco e gambás-de-orelha-preta. Além dos lagos e nascentes, o parque oferece galpão coberto para jogos, quadra poliesportiva, playground, deck para contemplação, pátio de descanso, trilhas, pista de Cooper e caminhada, aparelhos de ginástica, sanitários. A área pertencia originalmente a uma antiga fazenda e suas edificações foram mantidas e restauradas.
Onde fica
Estrada Dom João Neri, 3551 - Jd. Nazaré
Prefeitura Regional de Itaim Paulista
Área: 41.737,54 m²
Funcionamento: diariamente das 6h às 18h
Fone: (11) 2963-1055

Cordeiro Martin Luther King
O parque (acima) é dividido nos setores leste e oeste. No oeste, há pistas de pedrisco para caminhada/corrida arborizadas. Essa etapa foi aberta recentemente, desenvolvida com a comunidade por meio da participação das associações de bairro. O setor leste, implantado em parceria com a Sabesp desde 2007, coincidiu com a despoluição do Córrego Alcatrazes, que passa pelo parque. A vegetação no setor leste é composta por área ajardinada e arborização esparsa. Destacam-se amoreira, aroeira-mansa, aroeira-salsa, ipê-amarelo, nespereira, paineira, pau-ferro e suinã. Já no setor oeste destaca-se a recuperação e o enriquecimento ambiental com plantio de espécies nativas, como ipê-amarelo, jequitibá, pau-viola, pau-ferro, jatobá, embaúba, dentre outras; há espécies frutíferas como pitanga, jabuticaba, grumixama e araçá. A fauna registra a ocorrência de 42 espécies, sendo 15 de borboletas, peixes como tilápia, lebiste e acará, mamíferos – a exemplo de gambá-de-orelha-preta – e grupos de saguis. Além disso, há registros de 24 espécies de aves, com destaque para a araponga, ameaçada de extinção e importante dispersora de sementes, que visita a região durante seus deslocamentos. Também podem ser observadas com frequência: quero-quero, asa-branca, maracanãs e periquitos, alma-de-gato, fi-fi-verdadeiro, risadinha, bem-te-vizinho-de-penacho-vermelho e sanhaçus.
Onde fica:
Rua Breves, 968 - Chácara Monte Alegre
Prefeitura Regional de Santo Amaro
Área: 34.965 m²
Funcionamento: 7h às 18h (setor leste) -7h às 17h (setor oeste)
Telefone: (11) 5524-5738

Guanhembu Benedicta Ramos Caruso
Formado por dois loteamentos realizados na década de 70, o parque (acima) foi implantado em uma área carente de áreas verdes e de lazer. Localizado em região de mananciais, o projeto conjuga preservação da área permeável e atendimento social com equipamentos esportivos e de lazer. O projeto Clube Escola, pertencente à Secretaria Municipal de Esportes (SEME), utiliza os campos do parque. Sua vegetação é composta por campo antrópico, áreas ajardinadas e eucaliptal com sub-bosque. A fauna é representada por 35 espécies, principalmente de aves. A exceção fica com os lagartos teiú e calanguinho. Sua proximidade com a Represa Billings estimula a presença de aves diferenciadas, como o tiriba-de-testa-vermelha, espécie de periquito endêmica de mata Atlântica.
Onde fica:
Rua Daniel Ribeiro Calado, 40 - Jd. Guanhembu
Prefeitura Regional de Capela do Socorro
Área: 71.920 m²
Funcionamento: 6h às 18h
Telefone: (11) 5661-8101

Jardim Felicidade
Inaugurado em setembro de 1990, o parque (foto acima) teve participação ativa da comunidade desde a solicitação de sua criação até a definição de seu programa. O projeto respeitou a topografia natural do terreno e sua função principal foi a de proporcionar recreação e lazer para a população. Churrasqueira, campo de bocha, mesas para jogos, quadra de basquete, quadra de futebol de salão, quadra poliesportiva, playground, nascente e lago, sanitários e mesas para piquenique compõem sua infraestrutura. A vegetação é um misto de áreas ajardinadas e bosques, com destaque para as alamedas de ipês e palmeira-rabo-de-peixe-anã, além de exemplares de ingá-banana, pau-ferro, pinange e tipuana. Das 57 espécies registradas, o pau-brasil é a que está ameaçada. Possui também áreas com árvores frutíferas que foram plantadas através de mutirão pela comunidade. Peixes, cágados-de-pescoço-de-cobra e 22 espécies de aves compõem a fauna do parque.
Onde fica:
Rua Laudelino Vieira de Campos, 265 - Jardim Felicidade
Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá
Área: 28.800 m²
Funcionamento: 7h às 18h
Telefone: (11) 3836-6786

 

Carmo
É um dos mais emblemáticos parques municipais, não apenas pelas dimensões, mas pelos recursos que abriga, como o Museu do Meio Ambiente, o Viveiro Arthur Etzel e sua imensa plantação de cerejeiras, que ao florescerem são comemoradas com a Festa das Cerejeiras. O parque (foto acima) pertenceu à antiga fazenda do empresário Oscar Americano de Caldas Filho e preserva até hoje alguns prédios originais. Sua vegetação é composta por eucaliptais, remanescentes da Mata Atlântica com mata ciliar, campos antrópicos, brejos, além de gramados, cafezal, pomar e bosque de cerejeiras-de-okinawa. Das 242 espécies de flora registradas, nove estão ameaçadas, como a copaíba, o pau-brasil e as samambaiaçus.
A rica fauna contempla 135 espécies, sendo 10 de répteis, sete de mamíferos e 118 de aves.
Onde fica:
Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 - Itaquera
Prefeitura Regional de Itaquera
Área: 1.500.000 m²
Funcionamento: 5h30 às 20h
Fone: (11) 2748-0010 / 2746-5001

 

Guarapiranga
Implantado junto à Represa de Guarapiranga, construída em 1908 pela São Paulo Tramway Light and Power Co. em 1924, a represa passou a ser reservatório para abastecimento de água, formando um grande lago. Logo o local atraiu excursões e passeios, fazendo surgir os clubes náuticos e residências de recreio para os fins de semana. O projeto do parque (imagem acima) foi elaborado pelo escritório Burle Marx e Cia e, em 1974, foi aberto ao público, com a importante função de proteger a produção hídrica e minimizar a erosão e a sedimentação. Possui gramados, caminhos e recantos, abrigados por uma vegetação densa que desce até as margens da represa, composta predominantemente por eucaliptal entremeado por pequenos bosques com espécies da Mata Atlântica, além de áreas ajardinadas. Das 181 espécies de flora registradas, 11 estão ameaçadas como a copaíba, o chichá e a grumixama.
A fauna é composta por 92 espécies, sendo 40 de borboletas, uma de réptil (lagarto-teiú), duas de mamíferos (o gambá-de-orelha-preta e o ratão-do-banhado) e 49 de aves. Nesse grupo ressalta-se a presença do pavó, um importante dispersor de sementes que se encontra ameaçado de extinção.
Onde fica:
Estrada Guarapiranga, 575 – Parque Alves de Lima
Prefeitura Regional de M’Boi Mirim
Área: 152.600 m²
Funcionamento: de terça a domingo das 6h às 18h
Telefone: (11) 5514-6332

Povo Mario Pimenta de Camargo
Implantado pela Secretaria das Prefeituras Regionais e aberto desde 2008 (foto abaixo), apresenta localização e acesso metropolitanos. Sua área ajardinada reúne exemplares arbóreos adultos e espécies plantadas em conjuntos temáticos, como frutíferas nativas, exóticas, madeiras nobres, trepadeiras e jardim sensitivo com plantas aromáticas. O projeto educativo e ambiental desenvolvido inclui sete roteiros botânicos, distribuídos de forma a contemplar as plantas que formam as coleções botânicas do parque. No Jardim Sensitivo, os frequentadores têm acesso físico às espécies cultivadas. Nos gramados e jardins, pode-se avistar diversas aves, como quero-quero, avoante, rolinha, asa-branca, beija-flor-tesoura, pica-pau-do-campo, suiriri-cavaleiro, sabiá-do-campo e tico-tico. Das três quadras poliesportivas, uma conta com marcação especial para esportes paraolímpicos, além de aparelhos de ginástica de baixo impacto para portadores de necessidades especiais, parquinho infantil, ciclovia, pista de caminhada, estações de ginástica, sanitários, roteiros botânicos e jardim sensitivo.
Onde fica:
Av. Henrique Chamma, 420 - Pinheiros
Prefeitura Regional de Pinheiros
Área: 133.547m²
Funcionamento: 6h às 22h
Telefone: (11) 3073-1217

Previdência
Jardim aromático, área de estar com mesas para piquenique, trilha, pista para caminhada, aparelhos de ginástica adaptados para a terceira idade, sanitários, playgrounds, viveiro de gansos e orquidário são alguns dos equipamentos encontrados no parque. A vegetação remanescente de Mata Atlântica em estágios inicial e médio de sucessão traz 251 espécies, das quais 15 estão ameaçadas, como cactos, canela-amarela e orquídeas. Há ainda exposição anual de orquídeas. A fauna é igualmente rica, com 75 espécies identificadas – 57 só de aves. O espaço está localizado no bairro onde o Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (IPESP) adquiriu terras, em 1950; em sua área funcionava um reservatório de água que abasteceu o bairro até 1968. Entre as principais atrações está a Trilha do Jequitibá através da qual é possível conhecer aspectos históricos, botânicos e ecológicos do espaço.
Onde fica:
Rua Pedro Peccinini, 88 - Jardim Ademar
Prefeitura Regional do Butantã
Área: 91.500 m²
Funcionamento: 7h às 18h
Telefone: (11) 3721-8951

Buenos Aires
O parque Buenos Aires possui área para apresentações culturais (Praça das Mães), playground, espelho d’água, aparelhos de ginástica (barras e pranchas) e cercado para cães. Foi tombado pelo CONPRESP em 1992 e, por muito tempo, foi considerado Praça. Nasceu a partir de uma proposta de preservar a vista sobre o Vale do Anhangabaú, com projeto assinado pelo arquiteto paisagista francês Bouvard. Em sua concepção original, previa uma elevação central com mirante, onde foi instalado um telescópio e espelho d’água. Conta com esculturas de destaque, como “Veado Atacado” e “Leão Atacado”, vindas da França e esculpidas em bronze, e “Mãe” de Caetano Fraccaroli, esculpida num só bloco de mármore (1964). “O Tango”, de Roberto Vivas, em bronze e granito (1996) e uma cópia em bronze da escultura “Emigrantes”, de Lasar Segall, também estão entre os atrativos do Parque. Foram registradas 73 espécies de flora, como os ameaçados pau-brasil, a peroba e o pinheiro-do-paraná. As aves predominam a fauna registrada, embora o gambá-de-orelha-preta seja uma espécie frequente.
Onde fica:
Avenida Angélica, 1.500 - Higienópolis
Prefeitura Regional da Sé
Área: 25.000 m²
Funcionamento: 6h às 19h
Telefone: (11) 3666-8032

Trote
Por fazer divisa com o Parque Vila Guilherme, ambos são tratados pela população como sendo uma só áarea, conhecida como Parque Vila Guilherme – Trote (PVGT). Mas o Trote nasceu depois, com a desativação do Club Hypico (implantado em 1937 pelo então proprietário de toda a área dos dois parques, Guilherme Praun). A área sofria constantes inundações, dada a sua proximidade com o rio Tietê. A pista do Club Hypico foi a primeira e única oficial do brasil para a prática do trote, com uma inclinação suave no interior das curvas e uma extensão de 804,5 metros. O parque só veio a se tornar realidade para os moradores do bairro no dia 12 de setembro de 2006. As áreas ajardinadas com arborização esparsa favorecem diversas atividades. É um parque acessível e reúne fauna (45 espécies) diferenciada, com aves como o gavião-carijó. Sua Trilha dos Sentidos estimula o reconhecimento das espécies vegetais pelo tato, olfato e visão.
Onde fica:
Rua Nadir Dias Figueiredo, s/n - Portaria 1
Prefeitura Regional de Vila Maria/ Vila Guilherme
Área: 120.000 m2
Funcionamento: 5h30 às 20h
Telefone: (11) 2905-0165

 

Linear invernada
Em geral, os parques lineares são caracterizados por serem espaços abertos e sem qualquer tipo de gradil ou cercamento. Isso porque sua função primordial é proteger um leito de rio ou córrego. O Linear invernada (foto acima) oferece estares com bancos, caminhos, passarela e playground. Sua principal missão é preservar o Córrego Invernada e promover o enriquecimento do bosque já existente; em seu projeto foi prevista a ligação entre os extremos do parque através de caminhos e passarela e entre vegetação rasteira.
Onde fica:
Vias de Acesso: Rua Sapoti; Rua Confiteor;
Travessa Canção Excêntrica - Campo Belo
Prefeitura Regional de Santo amaro
Área: 4.500 m²

Fotos: Joca Duarte / SVMA